Suco de limão: benefícios, usos e propriedades

O suco de limão é um dos sucos preferidos da maioria dos brasileiros. A simples combinação de água e fatias ou gotas da fruta cítrica pela manhã não só é uma delícia, como pode proporcionar benefícios incríveis à saúde.

Segundo o livro The Secret Benefits of Lemon and Honey, o limão tem propriedades que fortalecem o organismo. Além disso, ele é perfeito para ajudar na limpeza da casa. Saiba mais sobre esse tema na matéria:

Benefícios do limão: da saúde à limpeza

Quais os benefícios do suco de limão?

Alcalinizante tônico

O limão possui um nível de acidez muito alto por conta do ácido cítrico presente, mas isso não significa que ele seja um acidificante para o organismo.

Por incrível que pareça, o limão tem um forte efeito alcalino no corpo, desde que diluído em água, conforme o livro Dieta Alcalina Brasileira. A fruta não permanece na forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos proporcionando uma suave desintoxicação, o que regula o pH sanguíneo.

O nível de pH ótimo para a corrente sanguínea humana é de 7,4. O auxílio dos rins é muito importante, porque eles filtram o sangue e regulam a química do corpo para manter o pH.

Entretanto, se você consumir comida acidificante com muita frequência, o equilíbrio do pH será alterado e passará a ser mais ácido e menos alcalino.

A maioria dos alimentos processados, como carne, produtos lácteos e os alimentos cozidos, são formadores de ácido. Já as frutas cruas, legumes e brotos entram no grupo dos alcalinos.

Os limões são fortemente alcalinos e ajudam a restaurar o pH sanguíneo ao nível natural, de acordo com o livro Detox and Revitalization. Uma das formas de usufruir todos esses benefícios é ingerir o limão na forma de suco.

Vitamina C

O limão é uma das fontes naturais mais concentradas de vitamina C. Para se ter uma ideia, um limão grande contém cerca de 44,5 mg de vitamina C. Isso representa representa 74% do valor diário de ingestão da substância recomendado pelo USDA.

Bioflavonoides

São compostos presentes em plantas que dão cor à maioria das frutas. A casca do limão possui uma grande quantidade de bioflavonóides quercetina. Eles são responsáveis por estimular o sistema imunológico do corpo e a produção de insulina, ajudando a controlar o açúcar no sangue.

Em geral, os bioflavonoides são fortes antioxidantes que auxiliam o corpo a combater os radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce e câncer.

Pectina

A pectina no limão estimula a produção da bílis e apoia o órgão do pâncreas. O autor do livro “The Secret Benefits of Lemon and Honey” também afirma que a pectina é conhecida por proteger o organismo contra cancros intestinais.

Potássio

Cada limão contém 116 mg de potássio. Esse mineral é importante para o equilíbrio de eletrólitos e da água no corpo, de acordo com o NIH (National Institute of Health). Durante todo o dia, os eletrólitos, incluindo o potássio, são perdidos por meio do suor.

Uma maneira de restabelecer níveis de potássio na parte da manhã é bebendo suco de limão. Isso porque ele previne deficiências ou riscos associados a baixos níveis de eletrólitos.

Evita a desidratação com suco de limão

Estabelecer o hábito diário de beber um copo de água gelada com fatias de limão a cada manhã pode fazer a diferença e ajudar a evitar a desidratação ao longo de todo o dia.

Confira mais benefícios do suco de limão no vídeo a seguir.

Como fazer suco de limão

Ingredientes

2 limões cortados em quatro
8 xícaras de água gelada
Aproximadamente ½ xícara de açúcar

Modo de preparo

O preparo é bem simples, corte o limão em quatro e exprema eles no liquidificador até tirar todo o líquido. Depois adicione a água e o açúcar, bata tudo por alguns segundos e está pronto! Basta servir com alguns cubos de gelo e se deliciar.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais