18 remédios naturais para cultivar em casa

Ter um canteiro com ervas e temperos em casa, além de ser bom para diversificar suas receitas, também é uma ótima opção para resolver pequenos problemas de saúde que surgem por causa do cansaço ou da falta de resistência, como dores de cabeça e dor de garganta. É possível fazer vários tipos de remédios naturais usando apenas plantas que podem ser cultivadas em vasos ou pequenos espaços.

Além de tratar os sintomas de doenças mais simples, usar remédios naturais também é muito bom para evitar o uso excessivo de medicamentos. Lembre-se que é sempre recomendável consultar uma médica ou médico – especialmente se o problema for recorrente ou se agravar.

Remédios naturais para plantar em casa

Aloe vera ou babosa

Babosa. Imagem editada e redimensionda de Maeva Pinareddu, está disponível no Unsplash

Pode ser plantada em vasos. Ela adora a luz do sol e muita água. E para usá-la como remédio, quebre as folhas grossas e aplique o gel (que escoa da planta) diretamente na pele, já que podem ajudar no alívio de queimaduras solares. Segundo a fundadora do The Organic Pharmacy, do Reino Unido, Margo Marrone, a folha da aloe vera tem 96% de água e 4% de ingredientes ativos, como aminoácidos e enzimas, que nutrem a pele danificada.

Babosa: benefícios para pele, cabelo e mais

Remédios naturais de manjericão

Manjericão. Imagem de Ulrike Leone por Pixabay

Essa planta é ideal para o cultivo em vasos. Lembre-se de retirar as flores brancas logo que elas aparecem, para evitar que as ervas fiquem com um sabor amargo e também para que elas não tomem conta da planta. Além de ser um repelente natural, as folhas de manjericão podem fazer bem para o tratamento de dores de cabeça.

Para isso, basta esfregar folhas esmagadas no osso temporal de sua cabeça. E você também pode usar as folhas dessa planta para tomar um banho de pedilúvio. Ele é ótimo para aliviar doenças como bronquite, laringite, congestões cerebrais, entre outras. Para preparar o banho, basta despejar água fervente sobre as folhas do manjericão.

Manjericão: para que serve e como plantar

Remédios naturais de lavanda

Lavanda. Imagem de Manfred Richter por Pixabay

Adora sol e precisa de uma boa drenagem. Use um pequeno vaso cheio de cascalho e uma terra leve. A lavanda possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Para experimentar esses benefícios, você pode preparar um banho de vapor para o rosto. 

Para isso, esmague um punhado de “cabeças” de lavanda e as adicione a uma tigela com água fervente. Você também pode usar o óleo proveniente de suas flores e aplicá-lo em manchas e cicatrizes do seu corpo. Já que as folhas de lavanda fazem bem para a pele.

O que é lavanda e quais são os seus benefícios

Erva-cidreira

Erva-cidreira. Imagem de Markéta Machová por Pixabay

Plante-a em um vaso separado – como ela cresce fácil e rápido, vai tomar conta de sua jardineira se esse cuidado não for levado em conta. A erva-cidreira é um dos remédios naturais que você pode usar para prevenir e aliviar feridas – basta aplicá-la na região afetada. Além disso, se for esfregada diretamente sobre a pele, age como um repelente natural de insetos, além de aliviar dores de picadas. Cuidado para não confundir a erva-cidreira com o capim-cidreira, também chamado de capim-santo.

Erva-cidreira: para que serve e benefícios

Remédios naturais de hortelã

Hortelã. Imagem de José Filipe por Pixabay

Use um vaso profundo para plantar a hortelã, porque ela cresce muito. Tomar chá com as folhas frescas de hortelã alivia dores de estômago, náuseas e flatulência.

Para fazer um descongestionante natural, basta colocar um punhado de folhas da erva em uma tigela rasa e cobrir com água fervente. Em seguida, se debruce sobre a tigela, coloque uma toalha sobre a cabeça e respire o vapor. Igual ao que se faz na inalação natural de ervas.

Hortelã: para que serve, benefícios e como plantar

Salsinha

Salsinha. Imagem de carolalves por Pixabay

Depois de plantada no vaso, deixe a salsa sob o sol e, enquanto isso, mantenha o solo sempre úmido. Utilize adubo orgânico.

A salsinha reforça o sistema imunológico. Coma uma colher de sopa de salsinha crespa diariamente.

Você também pode usar o chá de salsinha como opção entre os remédios naturais para refrescar o mau hálito. E também melhorar desconfortos nasais e a circulação. Saiba mais na matéria:

Chá de salsa: para que serve e benefícios

Alecrim

Alecrim. Imagem editada e redimensionada de Francisco Delgado, está disponível no Unsplash

Essa planta também adora a luz solar. Chá de alecrim é um remédio natural ótimo para ajudar a levantar o ânimo. Na preparação do chá,use um pedaço da planta e uma xícara de água para conservar os princípios ativos da erva.

Alecrim: benefícios e para que serve

Sálvia

Sálvia. Imagem de Angela2017 por Pixabay

Precisa de sol constante e um solo arenoso e seco para o cultivo. Seu uso como remédio é indicado para aliviar a dor de garganta. Faça um gargarejo com o caldo feito a partir de um quarto de xícara de folhas refrigeradas de sálvia.

Sálvia: para que serve, tipos e benefícios

Tomilho

Tomilho. Imagem de Adrián Winter por Pixabay

Cultivar em solo seco, leve e em que bata muito sol. É um poderoso antioxidante e antisséptico na forma de chá. Beba, antes de dormir, um chá feito de tomilho-limão para tratar resfriados. Só tome cuidado para não usar o tomilho em caso de gravidez, pois ele pode estimular a contração do útero.

Tomilho: saiba como usar e aproveite seus benefícios

Cenoura

Cenoura. Imagem de congerdesign por Pixabay

Precisa de bastante luminosidade e a terra não pode ter pedrinhas ou detritos para a raiz poder crescer sem obstáculos. A cenoura é um dos remédios naturais que combate disfunções hormonais, resfriados e tem efeitos no funcionamento do intestino. Ela é antidiarreica, mas, em excesso, acaba tendo o efeito contrário.

Conheça os benefícios da cenoura

Erva-de-gato

Erva-de-gato. Imagem de congerdesign por Pixabay

Não são só os bichanos que ficam felizes com a erva. Nós também podemos tirar proveito dela como remédio, pois mastigar suas folhas ajuda a aliviar dores de dente e diminuir febres. Seu chá pode ser usado como calmante. A planta se desenvolve melhor em climas frios e não precisa de muitas horas de sol por dia.

Alho

Alho. Imagem de Gaelle Marcel em Unsplash

Prefere locais com bastante iluminação natural e o solo bem drenado. Acredita-se que plantar alho, no inverno, ajuda a produzir bulbos maiores. O alho atua como anticoagulante, bactericida e antioxidante, além de combater a congestão nasal e ajudar a prevenir câncer no trato digestivo. Muitos médicos recomendam comer dois dentes de alho por dia para reduzir o colesterol.

12 benefícios do alho para a saúde

Dente-de-leão

Dente-de-leão. Imagem de Hans Linde por Pixabay

Cresce como erva daninha em vários jardins. Mas o que muita gente não sabe é que sua flor é doce e as folhas mais novas ficam muito gostosas em saladas. As folhas que já cresceram há mais tempo são amargas, você pode gostar delas refogadas. A folha de dente-de-leão possui mais ferro e cálcio que o espinafre.

Entre seus muitos benefícios, o mais conhecido é a estimulação da atividade do fígado. O chá de dente-de-leão auxilia o metabolismo hepático, eliminando toxinas com mais facilidade.

Ele aumenta o fluxo biliar, ajudando na digestão de gorduras. Mas cuidado: não use o dente-de-leão como remédio se estiver grávida. Ou em tratamento com antibióticos, anticoagulantes, protetores gástricos ou medicamentos a base de lítio.

Dente-de-leão: o que é e benefícios

Remédios naturais de orégano

Orégano. Imagem de NewWorldPics por Pixabay

É bem fácil de plantar: cresce em climas frios ou quentes, só precisa de um solo fértil e úmido. Quanto mais iluminação natural, melhor, mas pode se dar bem na sombra também. Seu chá alivia tosses, indigestão, cólicas e dores musculares e de cabeça, além de ser antifúngico.

Orégano: benefícios e para que serve

Salsão ou aipo

Prefere climas mais amenos e a terra deve ser bem nutrida. O uso do salsão como remédio traz muitos benefícios: 

  • Tem ação diurética;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Alivia a azia;
  • É fonte de cálcio
  • Reduz o colesterol (porque aumenta a secreção de ácidos biliares);
  • Repõe os eletrólitos perdidos na atividade física
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Atua como suporte para prevenir câncer de ovário.
Salsão: benefícios, receitas e como usar

Remédios naturais de bardana

Bardana. Imagem de Capri23auto por Pixabay

Plante-a em uma terra profunda, pois suas raízes crescem muito, e em local definitivo, pois elas não suportam bem a transplantação. Tem propriedades diuréticas e bactericidas e é ótima opção para quem procura remédios naturais contra problemas de pele.

Losna

Losna. Imagem editada e redimensionada de MichielSt, via Wikimedia Commons sob a licença CC BY-SA 4.0

Pode não ser muito fácil encontrar o solo argilo-arenoso necessário, mas depois de plantada, a losna é excelente. Ela é resistente a doenças e insetos e se dá muito bem com fertilizantes orgânicos. A losna ajuda a combater mau hálito, cólicas menstruais, azia e até anemia. É também um ótimo repelente de insetos, inclusive de piolhos.

Remédios naturais de arnica

Arnica. Imagem de Ra La por Pixabay

Gosta muito de luz solar e do solo argilo-arenoso. Sua pomada é famosa por aliviar contusões, mas atenção: a arnica é tóxica se for ingerida. Tente colocar o vaso em um lugar alto, longe do alcance de crianças e animais de estimação. 

Para usá-la como remédio, prepare os seguintes ingredientes: 

  • Uma parte de arnica fresca;
  • Cinco partes de álcool de cereais (encontrado em farmácias);
  • Cinco partes de água;
  • Pique a planta e misture-a com os outros ingredientes;
  • Deixe descansar por pelo menos 15 dias (depois você pode armazenar por até um ano);
  • Faça compressas com uma parte da mistura diluída em nove partes de soro fisiológico;

No caso de todas essas ervas e plantas, o seu uso como remédio é uma opção para aliviar os sintomas. Pois não deve substituir outros medicamentos recomendados pelo profissional de saúde que te acompanha. Se você estiver com uma doença leve, e não tiver os resultados desejados, entre em contato com sua médica ou médico.

Arnica: para que serve e benefícios
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais