Veja como fazer creme dental caseiro

É possível fazer pasta de dente natural com ingredientes acessíveis, como pó de juá (que é extraído do juazeiro), argila branca, aloe vera ou óleo de coco. Fazer o seu creme dental caseiro usando receitas sustentáveis e confiáveis traz menos química e mais saúde para seus dentes.

Você abre os olhos de manhã, desliga o despertador, se espreguiça, levanta da cama e… escova os dentes. Segundo estudo publicado pelo professor Bruce J. Paster, da Universidade de Massachusets, e sua equipe, há mais de 700 espécies de micro-organismos na cavidade bucal, que se espalham pelas gengivas, dentes, língua e palato. Portanto, cuidar da saúde bucal não deve ser uma atitude orientada exclusivamente por uma preocupação estética mas, sobretudo, de saúde.

Boa higiene bucal previne doenças

Apesar do Brasil apresentar o maior programa público de saúde bucal do mundo, o Programa Brasil Sorridente, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) constata que menos de 22% da população brasileira adulta e menos de 8% da população idosa possui gengivas saudáveis. E a situação das nossas crianças também requer cuidados: cerca de 60% delas apresentam algum tipo de cárie.

Por isso, escovar os dentes, a língua e a cavidade bucal regularmente, além de fazer uso do fio dental, são medidas fundamentais no trabalho de remoção ou desorganização da placa bacteriana e que contribuem para uma boa higiene bucal, mas não são as únicas. Outra importante preocupação deve ser levada em conta: a composição da pasta de dente que você usa. Algumas substâncias que se fazem presentes nas pastas de dentes convencionais (como o flúor, o lauril éter sulfato de sódio e o temido triclosan) podem causar danos a sua saúde e ao meio ambiente.

Levando em consideração esse contexto, trouxemos algumas receitas fáceis explicando como fazer pasta de dente natural em casa:

Receita à base do pó de juá

O pó de juá é um produto que ainda não é muito conhecido no mercado brasileiro, mas pode ser adquirido a preços acessíveis. Extraído do juazeiro, ele possui propriedades que combatem as cáries, a placa bacteriana, o mau hálito, além de clarear os dentes. Veja como se prepara essa receita:

  • 2 colheres de sopa de raspa de juá
  • 2 colheres de sopa de menta desidratada
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 3 cravos da índia
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 xícara de água filtrada

Modo de preparo:

Junte a linhaça, menta, os cravos e a água ao fogo baixo e cozinhe em uma panela por cinco minutos. Depois, coloque o juá e a canela e misture bem, até obter uma mistura de consistência pastosa. Essa receita de creme dental caseiro deve ser armazenada em geladeira.

Receita à base de argila branca

Muitas pessoas podem achar estranho o uso da argila branca na escovação dos dentes. Mas essa receita é bem prática e eficiente. No entanto, é importante que, ao reunir os ingredientes, você atente para uma questão: quando for comprar o pó de argila branca compre aquele cujo rótulo expressa que ele pode ser ingerido. Existem várias opções nas lojas, por isso fique esperto.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de argila branca
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 colher de chá de sálvia ou tomilho
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Primeiro, faça uma infusão fervente com a água e a sálvia ou o tomilho. Depois de filtrar, adicione duas colheres dessa infusão, que deve ficar com a aparência de um chá, em um copo limpo. Nesse copo, coloque duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e uma pitada de sal marinho. Depois, adicione 3 colheres de sopa de pó de argila branca e mexa até que sua pasta de dente caseira fique uniforme. Por fim, guarde a receita em um recipiente de vidro e armazene na geladeira.

Argila branca: para que serve e benefícios

Receita à base de aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, é muito usada na cicatrização de queimaduras. O seu uso na escovação dos dentes é recomendado principalmente para pessoas que sofrem de gengivite. A razão para isso são as suas propriedades cicatrizantes, que não agridem o delicado tecido das gengivas, além de serem eficazes na limpeza dos dentes. Essa receita de creme dental caseiro é bem fácil de fazer e só são necessários dois ingredientes:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera
  • 1-2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente limpo e mexa por alguns minutos. Depois, é só mergulhar a sua escova de dentes nessa mistura e escovar normalmente. O gel de aloe vera pode ser encontrado em muitas farmácias homeopáticas e outras lojas especializadas.

Receita à base de óleo de coco

O coco faz parte de muitas receitas culinárias. O que você pode não ter imaginado é que sua versão em óleo também pode ser utilizada em uma receita de pasta de dente. Juntamente com ele, será necessário outro ingrediente que talvez você não conheça: a argila bentonítica em pó. A argila bentonítica também pode ser encontrada em lojas especializadas e em alguns sites de confiança na internet. Ela atua no fortalecimento dos dentes e na remoção da placa bacteriana.

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres de sopa de argila bentonítica
  • 2-3 colheres de sopa de água filtrada
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Coloque o óleo de coco, a água filtrada, o sal marinho e o óleo essencial em um recipiente e mexa bem. Depois, adicione a argila até que a mistura adquira consistência. Por fim, guarde em um pote esterelizado.

Benefícios do óleo de coco para cabelo

Cuidado com as receitas a base de água oxigenada

Há receitas disponíveis na internet que são à base de água oxigenada. É importante que você tome muito cuidado com elas, porque não há um consenso entre os especialistas sobre os efeitos nocivos que essa substância provoca na mucosa bucal. Por essa razão, é melhor optar pelas receitas que não levam água oxigenada em sua composição.

Mas por que fazer a sua própria pasta de dente?

Nas prateleiras dos supermercados e farmácias, podemos encontrar uma grande variedade de pastas de dente, todas elas devidamente embaladas em seus tubos e caixinhas de papelão. No entanto, essas embalagens representam um problema ambiental muito relevante no que concerne tanto à sua fabricação quanto ao seu descarte. A reciclagem é certamente uma solução para o descarte delas, mas fazer seu próprio creme dental caseiro e guardá-lo em um recipiente irá contribuir para a minimização dos danos ao meio ambiente resultantes da fabricação de tais embalagens.

Além desse, muitos outros benefícios podem ser obtidos por meio da pasta de dente natural e caseira. Muitas pastas de dente disponíveis no mercado contêm sódio-lauril-sulfato, uma substância detergente que pode provocar aftas em usuários que possuem a mucosa bucal muito sensível. Há, inclSaiba como e porque produzir a sua própria pasta de dente naturalusive, casos de pessoas que desenvolvem processos alérgicos aos componentes das pastas de dente convencionais, apresentando, além de aftas, sangramentos, vermelhidão e coceira nas gengivas.

Bicarbonato clareia os dentes? É seguro?

Um estudo intitulado “Citotoxidade e Abrasividade de Alguns Dentifrícios”, desenvolvido pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, constatou que há pastas de dente que são mais tóxicas que outras, devido ao uso cada vez mais frequente de determinados ingredientes. Um exemplo claro disso são os cremes dentais clareadores que possuem grandes quantidades de compostos abrasivos altamente agressivos. Esses abrasivos altamente agressivos são substâncias como o carbonato de magnésio, o carbonato de cálcio, o gel de sílica desidratado, o óxido de alumínio hidratado e os sais fosfato e eles podem danificar o esmalte dos dentes. Ainda se sabe pouco sobre os reais efeitos de tais componentes e tudo indica que algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade a eles.

Outra razão que justifica a produção caseira de pastas de dente diz respeito diretamente aos testes em animais. Em São Paulo já foi sancionada a lei que proíbe testes em animais nas indústrias do setor de cosméticos, de perfumes e de higiene pessoal. No entanto, em outras cidades essa medida ainda não foi implantada. Por isso, praticar o consumo consciente e evitar o uso de produtos que podem ter sido testados em animais é uma atitude muito importante.

Por fim, sabe-se que é um direito do consumidor ter o devido acesso às informações referentes ao produto que ele adquiriu. Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) todos os rótulos devem informar com clareza a quantidade, o peso, a composição, as características, a qualidade, o preço e todos os possíveis riscos que o produto apresenta. Infelizmente, isso nem sempre acontece e o consumidor acaba adquirindo um produto sem saber exatamente o que ele contém.

Em pesquisa desenvolvida pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor), que avaliou dezoito amostras de cremes dentais e cinco de enxaguatórios bucais direcionados ao público infanto-juvenil, foi constatado que os rótulos apresentavam a falta e a divergência de informações. Outro fato preocupante também foi constatado: algumas marcas não alertavam devidamente sobre os reais riscos do uso inadequado dos produtos. Portanto, uma alternativa para garantir, na medida do possível, o controle sobre aquilo que você está consumindo sem depender de rótulos mal formulados é fabricar você mesmo os produtos que fazem parte do seu cotidiano.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais