Algas marinhas: incríveis benefícios e tipos

As algas marinhas são organismos fotossintetizantes, ricos em nutrientes, que vivem predominantemente em ambiente aquático (oceanos). São conhecidas por contribuírem significativamente para a produção de oxigênio disponível.

Elas também servem como abrigo para inúmeros animais marinhos, tendo assim um grande papel nos ecossistemas. A alga é um dos primeiros seres a habitar o planeta e hoje é usada para diversos fins.

O que é fotossíntese e como ela ocorre?

Para o que servem as algas marinhas?

Elas são a base da vida marinha, e tanto as macroalgas como as microalgas são essenciais para a manutenção dos serviços ecossistêmicos. As algas marinhas também têm grande importância econômica.

São famosas por serem parte de um dos mais reconhecidos ícones da culinária japonesa, o sushi. Mas as algas têm um valor inestimável para a humanidade.

Ao contrário do que diz o senso comum, as florestas não são os pulmões do mundo. Esses são as algas, que produzem cerca de 55% de todo o oxigênio do planeta. Mas os benefícios das algas marinhas não param por aí.

Outro benefício das algas marinhas é que elas também ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele e capilar. Em geral, o alimento é rico em fibras, e ricas em vitaminas, minerais, e nutrientes, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Além disso, as algas marinhas também contêm vitamina K, que é anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal. Como alimento, as algas também contêm propriedades anti-inflamatórias.

Duas substâncias encontradas em várias espécies de algas marinhas têm características antioxidantes e fotoprotetoras. São os carotenóides (pigmentos orgânicos) e as micosporinas (um tipo de aminoácido). Dessa forma, com essas substâncias provenientes das algas, seria possível até produzir filtros solares e antioxidantes naturais. Estes servem para combater radicais livres que podem causar diversos problemas à saúde.

Principais tipos de algas marinhas comestíveis:

Nori

Nori na culinária japonesa. Imagem de Mittmac por Pixabay

A nori, meio arroxeada e que fica um verde quando se seca, é uma das algas marinhas mais conhecidas. Afinal, essas algas verdes são usadas para enrolar sushis e temakis.

Kelp

Kelp. Imagem editada e redimensionada de Linking Tourism & Conservation, em Flickr sob a licença CC BY 2.0

A kelp é uma das algas encontradas no mercado em formato de flocos, com o pigmento castanho claro a verde escuro.

Kelp: algas marinhas com grande poder nutricional

Hijiki

Hijiki. Imagem de 아름 김 por Pixabay

A hijiki é a que tem o sabor mais intenso de todas as algas.

Kombu

Kombu. Imagem de freddy an por Pixabay

A kombu é uma das algas mais usada em sopas, vendida em tiras e pequenas folhas.

Arame

A arame, como diz o próprio nome, tem forma de arame e um gosto mais doce e ameno. Isso quando comparada a grande maioria das algas.

Ágar-ágar

Ágar-ágar. Imagem de Photographed by Eric Moody por Emoody26 está licenciada sob CC-BY-3.0

Por fim, existem as algas vermelhas, chamadas de ágar-ágar, que são muito usadas em gelatinas.

O que é ágar-ágar, para que serve e benefícios

Algas podem ser usadas para despoluir esgoto e em outros serviços sanitários

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo mostrou que as algas marinhas reduzem a poluição no esgoto. Ao crescer, as algas unicelulares do gênero Chlorella ajudam a despoluir o líquido e, ao mesmo tempo, produzem quantidades apreciáveis de biomassa. Essa biomassa pode ser usada in natura, processada como adubo ou utilizada para a produção de biocombustíveis.

As algas marinhas para serviços sanitários podem economizar 74 milhões de dólares por ano no sistema de saúde, aponta pesquisa. O estudo, que foi realizado por especialistas da Universidade de Palermo, na Itália, observou as propriedades de redução de patógenos apresentadas pelas algas. O objetivo era analisar a capacidade sanitária desses organismos.

Novas pesquisas deverão ser feitas para analisar a eficácia das algas marinhas no controle de patógenos. Contudo, de acordo com a pesquisa, o investimento dessa descoberta seria capaz de reduzir em até 24 milhões os casos de gastroenterite.

Algas marinhas e agricultura

Na agricultura também é possível notar os benefícios das algas marinhas. Elas aumentam a resistência de estresse das plantas como pimentões, tomates, maçãs, pêssegos, laranja-lima, cravo-amarelo, trigo, milho, feijão e cevada.

Além disso, os extratos de algas contribuem para a formação de sistema de raízes e aumento no conteúdo da clorofila. Além da resistência ao estresse e diminuição do envelhecimento das células vegetais. Assim, as algas marinhas podem ser utilizadas como fertilizantes e na correção do pH do solo.

Algas marinhas podem ajudar na segurança alimentar

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo procuraram melhorar o crescimento das plantas usando uma abordagem de manipulação genética para melhorar a eficiência da fotossíntese. A equipe utilizou algas que, na pesquisa, desenvolveram uma estrutura fotossintética especial.

Pesquisadores desenvolvem camarão vegetal para reduzir impactos das fazendas marinhas

Os resultados são promissores. Com a utilização das proteínas das algas, seria possível aumentar o rendimento de safras vitais como a do arroz, trigo e soja. Assim, aumentando a produtividade em 60% e tornando-as mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas. Isso ajudará a alimentar a crescente população do planeta e garantir segurança alimentar.

Portanto, seja produzindo o nosso oxigênio ou fortalecendo a dieta, as algas marinhas são bastante benéficas.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais