Poluição química: o que é e impactos ambientais

A poluição química é um dos tipos de poluição mais comuns. A classificação se refere principalmente à contaminação do solo e das águas, normalmente gerada pelo descarte incorreto de produtos químicos. Alguns exemplos de produtos que geram poluição química são resíduos industriais, esgotos domésticos e resíduos descartados incorretamente, de forma proposital ou não.

88% dos habitantes das cidades estão expostos a níveis de poluição acima dos recomendados, afirma OMS

Esses agentes químicos inseridos incorretamente na natureza provocam reações que acabam por desequilibrar o meio, característica comum a todos os tipos de poluição. Dentre os prejuízos causados pela poluição química, além de muitas vezes tornar impróprios para a vida os ambientes onde o resíduo químico foi incorretamente depositado, há a possibilidade de contaminar organismos de outros ambientes por meio da cadeia alimentar, uma vez que esses poluentes podem se acumular.

No caso da poluição química do solo, os poluentes podem atingir os lençóis freáticos, contaminando cursos d’água próximos e muitas vezes tornando o terreno impróprio para a agricultura e até para a construção civil. Quando o ser humano entra em contato com águas e solos contaminados por produtos químicos, existe a possibilidade de desenvolvimento de doenças. Dependendo do tipo de poluição química e da concentração na qual se encontra, esse contato pode até provocar óbito.

Descontaminação

Também chamada de remediação, a descontaminação é um processo caro e demorado. Muitas vezes, por este motivo, uma área pode permanecer contaminada por longos períodos. E, infelizmente, pode levar décadas para ser totalmente recuperada.

Exemplos de poluentes químicos

  • Produtos tóxicos minerais: sais de metais pesados, sais minerais, mercúrio, ácidos, chumbo, álcalis;
  • Produtos tóxicos orgânicos: fenóis, hidrocarbonetos, detergentes.

Os poluentes químicos podem ser classificados em:

  • Biodegradáveis: aqueles que são decompostos pela ação microbiana após determinado tempo. Alguns exemplos são os inseticidas e os fertilizantes.
  • Persistentes: se mantêm por longos períodos no meio ambiente e nos organismos. Podem causar a contaminação de peixes e crustáceos. Alguns exemplos destes poluentes são o DDT e o mercúrio.

Poluentes químicos podem ainda ser divididos em agentes redutores, eutrofizantes e compostos tóxicos seletivos recalcitrantes:

A poluição do ar nas megacidades

Agentes redutores

São compostos químicos que, ao serem lançados em mares, rios e lagos, são facilmente combinados com o oxigênio dissolvido. Isso faz com que as taxas de oxigênio livre diminuam. Essas reações entre agentes químicos e o oxigênio dissolvido são muito utilizadas em laboratório para determinar a chamada DQO – Demanda Química de Oxigênio -, que representa a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica de uma amostra.

A facilidade da ocorrência destas reações faz com que muitos lançamentos irregulares de resíduos industriais reduzam a concentração de oxigênio dos cursos d’água.

Agentes eutrofizantes

Agentes químicos fertilizantes da água, podem levar à uma proliferação excessiva de micro-organismos (como algas microscópicas). Consequentemente, levando à eutrofização, quando a super proliferação destes organismos impede a passagem de radiação solar no ambiente aquático, prejudicando a vida neste ecossistema.

Tóxicos seletivos recalcitrantes

Estes agentes químicos formam um grupo especializado. Exemplos: detergentes sintéticos (não biodegradáveis), inseticidas e herbicidas sintéticos.

A poluição que esfria o clima global

São importantes poluentes químicos, pois interferem no pH da água. Assim, a água pode ficar mais ácida ou mais básica, provocando a morte de diversos organismos aquáticos, adaptados a uma situação de equilíbrio de pH.

Além disso, eles afetam a salinidade das águas, alterando a permeabilidade das membranas que envolvem as células dos animais marinhos. Isso pode causar a morte desses organismos.

Outro fenômeno causado por tóxicos seletivos recalcitrantes é a redução da tensão superficial da água. A tensão superficial é uma maior atração entre as moléculas da camada superficial da água, criando uma tensão entre elas. Isso permite que uma infinidade de seres possam flutuar (como os patos) ou até caminhar sobre ela (como no caso de alguns insetos). Veja abaixo algumas fotos que demonstram a tensão superficial da água, que produz um efeito parecido com o de uma película presente na superfície.

Imagem de alexandre kenny por Pixabay
Imagem editada e redimensionada de hao wang, está disponível no Unsplash

Como evitar a poluição química

Substâncias químicas capazes de poluir o ambiente não são somente encontradas em indústrias químicas, mas muitas vezes dentro de nossas casas, na composição de tintas, removedores, solventes, aerossóis e sprays, desinfetantes, repelentes…

Para evitar a poluição causada por estes compostos, procure utilizar tintas ecológicas, substitua seu desodorante aerossol ou spray por um roll-on, e seus aromatizadores aerossóis por aqueles naturais (aprenda a fazer seu próprio aromatizador de ar). Outra dica é sempre comprar esse tipo de produto na quantidade necessária para o momento, ou seja, o necessário para sua utilização imediata. Isso porque o armazenamento dessas substâncias oferece maiores riscos de contaminação. No momento do descarte, seja consciente! Verifique a maneira mais apropriada de descartá-los para que o ambiente seja impactado o mínimo possível.

A poluição química do meio ambiente, dependendo da intensidade, pode provocar a extinção de espécies que viviam exclusivamente no local afetado pelo poluente. Pela gravidade do assunto, contaminações ambientais são consideradas crime. Certas indústrias chegam a pagar altas multas, com responsáveis podendo até cumprir pena pelo ato.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais