Óleo mineral: o que é e para que serve?

O que é o óleo mineral?

O óleo mineral, também conhecido como óleo base, parafina líquida, óleo branco ou vaselina líquida, é proveniente do petróleo. A partir da destilação do petróleo bruto em pressão atmosférica, é obtida uma mistura complexa de hidrocarbonetos (parafinas, naftalenos e diversas moléculas constituídas de carbonos e hidrogênios). Dessa mistura, é possível extrair o óleo mineral.

Classificações e usos do óleo mineral

O óleo mineral é utilizado como base para outros produtos. Por isso, também é conhecido como óleo base ou óleo básico. Óleos minerais se dividem em duas classes: lubrificantes e não lubrificantes.

Óleo mineral lubrificante

Este tipo de óleo é utilizado como base de óleos para motores, engrenagens, fluidos de transmissão, fluidos hidráulicos, entre outros. Ele é capaz de formar uma película protetora entre duas superfícies (ambas móveis ou uma fixa e outra móvel), diminuindo o atrito entre as partes.

Óleo mineral não lubrificante

Muito utilizado como óleo base para sprays agrícolas, tintas para impressão, óleos de pneu, cosméticos, fármacos, alimentos, etc.

Os óleos minerais são muito conhecidos por suas aplicações em cosméticos, medicamentos e alimentos. Por causa dessas aplicações, estamos em constante exposição a eles, o que pode influenciar nossa saúde de forma negativa ou positiva.

Benefícios do óleo mineral

Com diversas aplicações medicinais e presente como base em vários fármacos, óleos minerais refinados podem ser bastante úteis. Confira alguns usos.

Laxantes

Ao ser ingerido e chegar ao intestino, o óleo mineral atua como uma “barreira lubrificante” na parede do intestino, provocando efeito laxante. Não é recomendada a utilização por um longo período, pois o óleo mineral, se presente constantemente no intestino, pode irritar a mucosa intestinal e causar danos à saúde.

Hidratação da pele

Muito presente em cosméticos, o óleo, quando em contato com a pele, cria uma camada protetora que evita o ressecamento do órgão. É muito utilizado para tratamentos de pele seca.

Tratamento contra caspa

O óleo mineral também é utilizado para tratamento da caspa e hidratação do cabelo, atuando igualmente como hidratante de pele. Ele cria uma camada que evita a formação de caspa e ressecamento do couro cabeludo.

Base de medicamentos

Óleos minerais são amplamente utilizados como bases para alguns medicamentos, como remédios para dor de cabeça (com base de paracetamol) e Leite de Magnésia (Hidróxido de Magnésio), para tratamento da prisão de ventre, náuseas e vômitos.

Qual é a contraindicação do óleo mineral?

Quando utilizado de forma correta, o uso do óleo mineral é considerado seguro. No entanto, ele possui contraindicações.

O seu uso oral, por exemplo, pode possuir efeitos colaterais e não é indicado para gestantes, pacientes geriátricos e pessoas que têm dificuldade para engolir. Como laxante, o uso deve ser seguido de acordo com a indicação médica. 

Malefícios do óleo mineral

Como são substâncias que não são disponíveis naturalmente ao ambiente e aos animais, os óleos minerais podem acabar interferindo negativamente nos organismos vivos (incluindo seres humanos).

Pesquisas apontam que utilização e exposição constantes a óleos minerais podem causar problemas à saúde, como doenças por deficiências de vitaminas, pneumonia e até câncer. Algumas utilizações inadequadas também podem causar sérios problemas, como a injeção de óleo mineral ao músculo.

Essa prática é bastante realizada por pessoas que buscam ter o “corpo perfeito”. O problema é que essa atitude pode causar desde sérias inflamações até amputação de membros e morte.

Pneumonia

Pesquisas apontam a relação do óleo mineral com a pneumonia. Por meio da aspiração, ele pode se depositar nos pulmões e provocar severas doenças pulmonares (como pneumonia) e, consequentemente, a morte.

Doenças por deficiências

Alguns estudos indicaram que o uso oral de óleo mineral pode provocar doenças causadas por deficiências de provitamina A, e de vitaminas A, D e K. Isso porque o óleo interfere na absorção dessas vitaminas no trato digestório, o que interfere na absorção de cálcio e fósforo.

Câncer

O óleo mineral é fortemente associado ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer em animais. Alguns estudos mostram que o fator do seu potencial carcinogênico é a presença de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), que apresentam potencial carcinogênico alto.

Injeção muscular

Na busca do “corpo perfeito”, muitos jovens e adultos tentam utilizar meios alternativos para acelerar este processo. Entre falsos anabolizantes, muitos injetam o óleo mineral no músculo para que ele cresça e endureça.

Ao ser injetado diretamente ao músculo, o óleo mineral se infiltra e se acumula, formando um abscesso (acúmulo de pus em um tecido) e gerando um processo inflamatório que pode acarretar em uma infecção.

A partir daí, é provocada a destruição do tecido muscular: a necrose. Dependendo do nível da necrose, a única opção é a amputação. Se o problema não for tratado, pode causar a morte do indivíduo.

Alternativas ao óleo mineral

Como foi visto anteriormente, o óleo mineral pode trazer muitos problemas de saúde ao ser humano, principalmente se for utilizado constantemente. Para obter os mesmos efeitos do óleo mineral, mas minimizando os riscos e danos causados por ele, podemos utilizar outros produtos.

Como meio de hidratação da pele e do couro cabeludo, é possível usar diversos óleos vegetais que proporcionam o mesmo efeito, só que com riscos à saúde muito menores. Alguns óleos vegetais são uma boa pedida. Confira:

  • Óleo de café verde;
  • Óleo de semente de uva;
  • Óleo de amêndoas;
  • Óleo de jojoba;
  • Óleo de arroz;
  • Óleo de copaíba;
  • Óleo de coco.

Lembre-se de sempre buscar utilizar óleos 100% naturais, evitando substâncias nocivas à saúde que estão presentes em cosméticos, como os famosos parabenos. Para encontrar esses e outros óleos vegetais, visite a Loja eCycle.

Óleos vegetais: extração, benefícios e como adquirir

Para a substituição do óleo mineral como laxante, podemos utilizar também outras fontes naturais, como:

  • Tamarindo;
  • Óleo de mamona;
  • Goma guar;
  • Chá de Hibisco.

Afinal, o que fazer com o óleo mineral lubrificante, como o que utilizamos em motores de carros?

Ele pode ser “reciclado” por meio do processo de rerrefino. Confira no vídeo abaixo.

O descarte incorreto de óleo lubrificante pode gerar danos irreversíveis à saúde e ao meio ambiente. Saiba também como descartar óleos automotivos usados ou vencidos.

A utilização do biodiesel é outra alternativa que pode substituir e evitar os danos da extração e do processo de produção do óleo mineral. Veja a matéria completa sobre o biodiesel.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais