Instituto Muda: coleta seletiva nas empresas e condomínios

Uma empresa de coleta seletiva como o Instituto Muda tem como principal função elaborar projetos de implantação de sistemas de gestão de resíduos.

O lixo é uma invenção humana. Na natureza, todo resíduo se torna insumo de algo e retorna para o meio ambiente em um ciclo harmônico. Nesse conceito regenerativo, que se baseia na Economia Circular, o objetivo é chegar ao máximo aproveitamento possível de todos os produtos gerados. Dessa forma, a coleta seletiva é um dos instrumentos utilizados para evitar a geração de resíduos impactantes para o meio ambiente.

Quando compramos um produto com embalagem, descascamos uma fruta ou simplesmente utilizamos um item até o fim da sua vida útil, geramos resíduo. O gerenciamento racional dos resíduos é uma etapa essencial na Economia Circular, pois eles devem ser reaproveitados e reciclados, adicionando uma vida extra na cadeia do material. O lixo é fonte potencial de matéria-prima para fabricação de novos produtos. Sua reciclagem traz benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos (saiba mais sobre a reutilização de resíduos sólidos e a diferença entre resíduo e rejeito).

No entanto, mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ainda falta estrutura para que governos e empresas efetuem coleta e reaproveitamento de materiais da forma correta. Para facilitar esse tipo de serviço, existem empresas especializadas, como o Instituto Mudauma empresa de coleta seletiva especializada na elaboração de projetos e implantação de programas de gestão de resíduos em empresas e condomínios. A empresa atua desde 2007 promovendo práticas sustentáveis em condomínios residenciais e empresas por meio da gestão de resíduos (saiba mais sobre a implementação de coleta seletiva em condomínios residenciais).

O Instituto Muda é uma empresa de coleta seletiva que desenvolve diagnóstico e projeto para adequação da infraestrutura necessária de acordo com o local. Além disso, aplica treinamentos e palestras para mostrar os procedimentos do projeto de gestão de resíduos e incentivar a conscientização ambiental de todos os envolvidos.

A coleta seletiva feita pela empresa é semanal e 100% dos materiais recicláveis são destinados às cooperativas de reciclagem cadastradas na cidade, gerando renda e impacto social positivo.

Para facilitar o acompanhamento e monitoramento dos processos implementados, a empresa fornece mensalmente um relatório de resíduos da quantia e qualidade dos recicláveis destinados pela empresa. Além disso, o Instituto Muda oferece um certificado de destinação correta, provando que seu condomínio ou empresa fez a gestão adequada dos resíduos.

A empresa foi certificada internacionalmente como “Empresa B” em 2014. As empresas B estão comprometidas socialmente, e usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades e para a redução da pobreza, além disso buscam também soluções para os problemas climáticos.

O Instituto Muda acredita que a reciclagem deve ser feita de forma planejada e organizada. A empresa já implementou a coleta seletiva em mais de 400 empresas e 85 condomínios, sensibilizando e conscientizando mais de 40 mil moradores, 10 mil famílias e destinando corretamente mais de três mil toneladas de materiais recicláveis às cooperativas.

O Instituto Muda surgiu em 2007 e desde então ganhou diversos prêmios nacional e internacionalmente. A empresa também possui os “Agentes Muda”, que promovem cursos, palestras e treinamentos, com os temas sustentabilidade, gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental em universidades, escolas, empresas e congressos.

Caso tenha se interessado pelo trabalho do Instituto Muda, preencha o formulário abaixo para receber a cotação para a implementação do serviço em seu condomínio ou empresa:

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais