Conheça opções de remédio caseiro para pressão alta

Um remédio caseiro para pressão alta pode ser usado como auxiliar no tratamento para quem tem hipertensão, mas nunca sem supervisão médica. Aquele “probleminha de pressão”, se não for tratado, pode gerar complicações graves, como derrame, insuficiência renal e ataque cardíaco. Para tratar da saúde, o recomendável é saber quais são as causas, sintomas e tratamentos da pressão alta e procurar orientação médica para um tratamento adequado. Abaixo, listamos algumas opções de remédio caseiro para pressão alta. São alimentos que você pode adicionar à sua dieta para ajudar no tratamento — lembre-se de perguntar ao profissional que acompanha o seu quadro se o consumo desses remédios naturais é recomendado no seu caso. Confira:

Remédios para pressão alta

Água e limão

Por ser rico em vitamina C, o limão é um ótimo aliado para o tratamento de pressão alta, pois a vitamina C funciona como antioxidante, limpando as veias dos radicais livres e retardando o processo de envelhecimento. Para fazer um refresco eficiente, é só espremer o suco de meio limão em um copo de água morna (250 ml), misturar bem e não colocar açúcar – beba diariamente durante as manhãs, preferencialmente ainda em jejum, sem ter tomado o café da manhã. Veja como fazer esse remédio caseiro para pressão alta no vídeo:

Café em excesso aumenta a chance de pressão alta em pessoas predispostas

Banana

Imagem editada e redimensionada de Mike Dorner, está disponíve no Unsplash

Por ser rica em potássio, a banana é um ótimo remédio caseiro para controlar a pressão alta. Uma ou duas por dia são suficientes para a prevenção.

Alho

O alho é capaz de diminuir os níveis de pressão sanguínea e auxilia o relaxamento das veias ao estimulá-las na produção de ácido sulfídrico e óxido nítrico. Quando usado como remédio caseiro para pressão alta, é recomendado o consumo de dois dentes de alho por dia, que podem ser consumidos crus, cozidos ou na forma de chá – mas a melhor forma de consumir o item é cru, pois seu efeito é mais rápido e direto.

Alimentos ricos em ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 são outras opções de remédio caseiro para pressão alta. Em um estudo, pessoas com hipertensão leve receberam os ácidos graxos ômega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) ou um placebo. Após quatro meses, quem recebeu ômega 3 obteve uma diminuição média na pressão sistólica, com seis pontos abaixo do grupo que recebeu placebo.

Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são: sementes de linhaça e de chia, nozes, óleo de colza, algas marinhas e peixes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo regular de 200 mg a 500 mg por semana de ácido EPA e DHA. Essa prática também serve como método preventivo a doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC isquêmico.

Shake de frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como amoras, morangos e framboesas, são ricas em polifenóis, compostos naturais que são bons para o coração. Os polifenóis podem ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas e também melhorar a pressão arterial. Veja como fazer um shake de frutas vermelhas:

Ingredientes

  • ½ xícara de iogurte de baunilha;
  • 2 xícaras de frutas vermelhas congeladas;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia;
  • 1 xícara de leite.

Modo de fazer

Adicione iogurte, frutas vermelhas, sementes de chia e leite ao liquidificador. Bata até ficar homogêneo e sirva logo após.

Suco de berinjela com laranja

Imagem editada e redimensionada de Olivier Guillard, está disponível no Unsplash

Pesquisadores observaram que a berinjela pode baixar a pressão arterial, já que é rica em acetilcolina, um neurotransmissor com efeito na pressão. A laranja, por sua vez, é rica em potássio, um mineral que ajuda o corpo a se livrar do sódio e alivia a pressão nos vasos sanguíneos. Que tal experimentar uma mistura desses dois alimentos potentes?

Ingredientes

  • 1/2 berinjela crua com casca
  • 1 laranja com bagaço, mas sem casca
  • 1 copo de água

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba logo em seguida, preferencialmente de manhã e sem adoçar. É um ótimo remédio caseiro para pressão alta!

Outros alternativas naturais para pressão alta

Exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos também é um bom remédio para a pressão alta. Pesquisadores apontam que níveis moderados de atividade já podem ajudar bastante na redução da pressão arterial, por exemplo, uma corrida de baixa intensidade três vezes por semana, não ultrapassando 50 minutos diários.

Dieta pobre em gorduras

A dieta DASH (dieta de abordagens dietéticas para parar a hipertensão) é uma opção que propõe a redução de gorduras e hábitos alimentares mais saudáveis. Em um estudo do New England Journal of Medicine, os voluntários que seguiram a dieta por 30 dias alcançaram menos 11,5 pontos na pressão sistólica.

Menos estresse com relaxamento e terapia

Práticas para redução do estresse, como yoga e meditação, podem reduzir a pressão arterial. Segundo o neurologista David Spence, encontrar um terapeuta para conversar sobre os fatos estressantes da rotina, aliando isso às práticas de relaxamento para controlar o estresse, pode ser a forma mais eficaz de reduzir a pressão arterial.

Observação

Se você estiver com algum sintoma de pressão alta, sempre procure um profissional da saúde, mesmo que seja apenas uma desconfiança. A pressão alta é um risco enorme para a saúde e é necessário um acompanhamento médico constante para tratá-la corretamente. Os remédios naturais e caseiros que listamos são benéficos e ajudam a aliviar o problema, mas nunca descarte o auxílio e tratamento médico.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais