Bicarbonato para azia funciona? Descubra

Bicarbonato para azia é eficaz? Para responder essa pergunta, é preciso entender primeiro o que é azia e qual o efeito do consumo de bicarbonato de sódio em determinadas doses. A azia é um tipo de irritação no esôfago (trato que liga a boca ao estômago) causada pelo refluxo estomacal – o retorno do ácido estomacal para o esôfago. A azia é a sensação de queimação que pode ocorrer em qualquer lugar do abdômen e da garganta.

Os sintomas de refluxo que podem antecipar a azia são:

Azia. Imagem de Darko Djurin por Pixabay
  • Mau hálito;
  • Dor no tórax ou na parte superior do estômago;
  • Náusea e vômito;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Dentes sensíveis;
  • Problemas de respiração;
  • Gosto ruim na boca;
  • Tosse.

Porém, a azia pode causar problemas mais sérios ao bem-estar. Se esses (ou alguns desses) sintomas persistirem pode ser que a azia tenha evoluído para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o que significa que o refluxo estomacal ocorre pelo menos duas vezes por semana, prejudicando a rotina da pessoa acometida pela doença e, possivelmente, danificando seu esôfago.

Muitas farmácias e lojas vendem medicação para essa acidez no estômago. Mas há uma substância barata – utilizada para tratar azia – que você pode ter em casa: o bicarbonato de sódio. Ele é um antiácido popular que pode ser utilizado para tratar problemas digestivos, como azia, má digestão e irritação no estômago.

Refluxo gastroesofágico: causas e sintomas

Como usar bicarbonato para azia

O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas do refluxo.

Os antiácidos mais comuns que são vendidos em farmácias contêm bicarbonato de sódio (que é seu ingrediente principal). Mas um dos benefícios do bicarbonato é que o bicarbonato de sódio de casa é mais barato do que os medicamentos vendidos em farmácias.

Qual o risco de tomar bicarbonato para azia?

Bicarbonato de sódio. Imagem de Azzaryiatul Amar por Pixabay

Sempre pergunte ao seu médico se você não tem certeza sobre a dosagem adequada de bicarbonato de sódio. A quantidade recomendada é baseada na idade. Mas lembre-se, o bicarbonato de sódio deve ser utilizado para aliviar os sintomas da azia. Não serve como tratamento a longo prazo para DRGE.

A ingestão diária recomendada de pó de bicarbonato de sódio para azia para adolescentes e adultos é de 1/2 colher de chá dissolvido em um copo de água – e deve ser tomada a cada duas horas. Crianças precisam passar por consulta médica para ser determinada a quantidade ideal de bicarbonato de sódio (se indicado).

A dose de bicarbonato não deve ultrapassar mais de três colheres e meia de chá de bicarbonato de sódio em um dia se tiver menos de 60 anos, ou ainda, mais de uma colher e meia de chá por dia se tiver mais de 60 anos. Da mesma forma, é preciso evitar a ingestão da dose máxima por mais de duas semanas; quando estiver excessivamente cheio, para evitar úlceras gástricas; e ingerir a solução de bicarbonato de sódio muito rápido, pois isso pode levar ao aumento de diarreia e gases.

Muito bicarbonato de sódio pode provocar o efeito rebote, o que aumenta a produção de ácido e piora os sintomas da azia. Você também tem que se certificar de que o bicarbonato de sódio está completamente dissolvido na água. Consulte um médico imediatamente se tiver dores de estômago severas depois de tomar bicarbonato de sódio.

Quais são os efeitos colaterais do bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio pode fornecer alívio rápido para a azia, mas esse método não é recomendado para todos. A causa mais comum da toxicidade do bicarbonato de sódio é o uso excessivo. Você deve evitar o uso de bicarbonato de sódio se estiver seguindo uma dieta com baixo teor de sódio. Meia colher de chá de bicarbonato de sódio contém cerca de um terço da sua ingestão recomendada de sódio durante o dia.

Pergunte ao seu médico se o bicarbonato de sódio é um bom tratamento alternativo para você. Ele será capaz de dizer se o bicarbonato de sódio irá interagir com seus medicamentos (se você estiver tomando algum) ou aumentar seus níveis de sódio.

Outros efeitos que a ingestão de bicarbonato de sódio pode gerar são gases, náuseas, diarreia e dor de estômago. A longo prazo, seu uso em excesso pode elevar o risco de algumas doenças e deficiências, sobretudo para pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool, já que o bicarbonato pode aumentar a desidratação. Além disso, mulheres grávidas e crianças menores de 6 anos devem evitar o bicarbonato de sódio como tratamento para azia. Durante a gestação, o bicarbonato pode levar a um aumento da pressão arterial da gestante.

Alguns efeitos do uso a longo prazo em excesso são:

  • Hipocalemia (deficiência de potássio no sangue);
  • Hipocloremia (deficiência de cloreto no sangue);
  • Hipernatremia (aumento nos níveis de sódio);
  • Piora em doença renal;
  • Piora da insuficiência cardíaca;
  • Fraqueza muscular e cólicas;
  • Aumento da produção de ácido estomacal.

Caso apresente algum desses sintomas, consulte seu médico:

  • Micção frequente;
  • Perda de apetite e/ou perda de peso inexplicada;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Inchaço nos membros e nos pés;
  • Fezes com sangue;
  • Sangue na urina;
  • Vômito que parece borra de café.
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais