Chá de salsinha: para que serve e benefícios

O chá de salsinha, também chamado de chá de salsa, pode ser um grande aliado da saúde.

Os benefícios do chá de salsinha para a saúde incluem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anticancerígenas, antioxidantes e desintoxicantes.

Esses benefícios se devem à ampla gama de minerais, nutrientes e antioxidantes presentes na salsa. Entre eles, destacam-se ferro, vitamina A, B e C, além de eugenol, limoneno, apigenina, luteolina e outros compostos ativos. Confira.

Quais os benefícios do chá de salsinha

Melhora o desconforto respiratório

O chá de salsinha é um aliado para quem sofre de asma ou outras doenças respiratórias. O betacaroteno presente na subjacente planta tem sido relacionado à redução do risco de asma, enquanto os outros compostos da salsinha ajudam no combate à infecção bacteriana e na eliminação do catarro e do muco.

Previne tumores

A miristicina é um dos compostos voláteis encontrados no óleo essencial da salsinha, que é liberado em pequenas quantidades durante a infusão do chá.

Este antioxidante tem sido relacionado à prevenção da formação de tumores, especificamente nos pulmões, onde o câncer ocorre com muita frequência.

Reduz o risco de câncer

Além de suas propriedades antitumorais, o chá de salsinha possui flavonoides e outros compostos quimioprotetores que ajudam a neutralizar agentes carcinógenos, evitando danos aos tecidos e estimulando a apoptose (morte celular). Isso pode reduzir significativamente o risco de câncer.

Aliado da imunidade

As concentrações significativas de vitamina C e vitamina A presentes no chá de salsinha fazem dele um aliado da imunidade.

A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos e atua como um antioxidante no combater aos efeitos dos radicais livres causadores de câncer, além de proteger o organismo contra uma série de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Anemia ferropriva: o que é, causas e sintomas

Melhora a circulação

Rico em ferro, o chá de salsinha é uma excelente maneira de melhorar a circulação e prevenir a anemia. O ferro é uma parte crítica da produção de glóbulos vermelhos, que pode ajudar a levar sangue oxigenado para as células que precisam de nutrientes e oxigênio para reparar e funcionar.

O alto nível de cálcio no chá de salsa também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro, ajudando ainda mais nos problemas circulatórios.

Provê ácido fólico

O chá de salsinha é rico em ácido fólico, uma vitamina que reduz a probabilidade de defeitos do tubo neural em bebês. O ácido fólico também é o principal composto que neutraliza a homocisteína no organismo, um composto que pode causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doença cardíaca.

Amigo da visão

A vitamina A é um nutriente essencial para a saúde em geral, e também funciona como um antioxidante, particularmente em relação à saúde da visão. A vitamina A é derivada do betacaroteno encontrado na salsinha e pode prevenir o estresse oxidativo nos olhos, diminuindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.

Luz azul: o que é e como se proteger

Poder desintoxicante

O chá de salsinha é conhecido por ser diurético, o que significa que pode estimular a micção e a limpeza da bexiga e dos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de toxinas, gorduras, sais e água e reduzem a pressão sobre os rins.

Ameniza desconfortos da menstruação

A dismenorreia afeta mulheres em todo o mundo, juntamente com vários outros sintomas menstruais. O chá de salsa é comumente usado para atenuar os desconfortos da menstruação, devido à presença de apiol, um dos compostos dos óleos essenciais da salsa. O apiol pode ajudar a regular a menstruação e diminuir a gravidade dos desconfortos, especialmente nos meses após a mulher ter dado à luz.

Descubra como calcular os períodos da menstruação

Elimina mau hálito

A salsinha é famosa por refrescar o mau hálito. Isso porque ela tem propriedades antibacterianas que a tornam excelente para a saúde bucal. O chá de salsinha, por sua vez, pode oferecer os mesmos benefícios ao seu hálito.

Como acabar com mau hálito naturalmente

Tem ação diurética

Por ter ação diurética, a salsinha pode ser uma aliada no combate às pedras nos rins e à retenção de líquidos

Como fazer chá de salsinha

Fazer chá de salsinha é muito fácil. Você pode utilizar folhas frescas ou desidratadas; a diferença é que as folhas desidratadas possuem propriedades mais concentradas em menores quantidades.

Ingredientes

  • 30 gramas de folhas de salsinha (frescas ou secas)
  • 1 litro de água
  • Limão (opcional e a gosto)

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsinha. Deixe as folhas em infusão por aproximadamente 15 minutos na água quente. Adicione limão a gosto, se desejar. Está pronto seu chá de salsinha.

Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais