Café verde emagrece mesmo? Entenda

O café verde é um suplemento alimentar popularmente conhecido no formato de cápsulas de emagrecimento. Mas também é possível encontrar grãos verdes de café para consumir. Essas cápsulas de café verde contém o extrato de grãos de café que não passaram pelo processo de torrefação. 

O café torrado, além de possuir um gosto mais forte que o verde, também possui um perfil químico diferente, em especial, o ácido clorogênico, por exemplo. Acredita-se que a presença desta substância no café verde torna o extrato do grão um aliado de quem quer emagrecer, baixar a pressão e obter efeitos antioxidantes. Além de oferecer melhor absorção de glicose, principalmente quando ingerido na quantidade de 60 a 185 miligramas por dia e podendo ser utilizado, também para regular os níveis de açúcar no sangue. 

Mas será que o café verde ajuda a emagrecer e proporciona esses outros benefícios mencionados? Confira o que os estudos dizem a respeito:

Descubra se o café faz mal para saúde

É verdade que o café verde emagrece?

Uma revisão de vários estudos realizados em humanos concluiu que o ácido clorogênico presente no extrato de café ajuda a perder peso, ajudando na absorção de gordura. Mas os efeitos no emagrecimento foram pequenos e os estudos não eram de longo prazo. 

Então, ainda não é seguro o suficiente afirmar que o café verde emagrece. São necessários mais estudos para confirmar este e outros benefícios. Em contrapartida, são conhecidos alguns efeitos colaterais do consumo de cápsulas de extrato de café verde pode causar:

Quais são os efeitos colaterais do café verde?

  • Irritação estomacal
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Micção frequente
  • Dificuldade para dormir
  • Inquietação
  • Ansiedade
O que a privação do sono pode causar?
Imagem de StockSnap em Pixabay

O que devo fazer?

Como muitos outros suplementos, o extrato de café verde pode ser comercializado como uma solução natural para a perda de peso. O termo “natural” é comum na indústria de suplementos. Porém, isso não significa necessariamente que o produto é mais seguro do que os sintéticos.

Na verdade, de modo geral, não existe uma definição muito compreensível do que é “natural”. Muitas plantas que crescem na natureza podem ser mortais. Os suplementos considerados naturais ainda podem ter ingredientes adicionados, não naturais, e fazerem tão ou mais mal do que alguns sintéticos.

Se você precisa emagrecer, procure manter uma dieta equilibrada, livre de refrigerantes, refinados, glúten e produtos industrializados de maneira geral. Consuma alimentos frescos ricos em fibras e vegetais termogênicos.  Além disso, o café verde não deve ser a única opção para alcançar esse resultado. Pratique exercícios físicos regularmente e consulte um nutricionista durante o processo.

Em geral, a prática regular de atividades físicas em conjunto com uma alimentação saudável é mais importante e indicado para a perda de peso. Diversos nutricionistas e profissionais da saúde alertam sobre os possíveis riscos de “substâncias milagrosas” que podem facilitar o emagrecimento. Portanto, é necessário ter cuidado com o consumo não monitorado de quaisquer suplementos alimentares. 

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais