Serotonina: o que é e para que serve?

A serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) é uma substância produzida nos neurônios serotoninérgicos do sistema nervoso central e nas células enterocromafins dos animais (incluindo o ser humano), sendo encontrada também em cogumelos e vegetais. Estabelecendo comunicação entre as células nervosas, ela é responsável por inibir sensações como ira, agressividade, calor corporal, mau humor, sono, vômito e apetite. Por conta disso, ela é considerada um dos hormônios da felicidade.

Feita a partir do aminoácido essencial triptofano, a serotonina é um neurotransmissor que está presente em abundância (90%) no trato gastrointestinal e em pequena quantidade armazenado nas plaquetas do sangue.

O que é melatonina?

Qual a função da serotonina?

A serotonina atua no corpo inteiro com diversas funções, regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas, de modo a influenciar emoções, comunicação entre as células nervosas, desejo sexual e até habilidades motoras. 

Ela é considerada um estabilizador natural do humor e ajuda a regular o sono, a fome e a digestão. Além disso, a produção de serotonina é importante para manter a saúde óssea, estimular a náusea, curar feridas, estimular os movimentos intestinais e reduzir a depressão e a ansiedade.

Outra função pouco comentada é o papel da substância na coagulação sanguínea, o que é importante em processos de cicatrização. O neurotransmissor induz a constrição de vasos sanguíneos feridos e aumenta a agregação de plaquetas para minimizar a perda sanguínea.

Curiosamente, níveis altos de serotonina podem levar à osteoporose e à diminuição da libido. Por outro lado, níveis baixos de serotonina aumentam a libido. Quando está em seus níveis normais, ela proporciona sensação de felicidade, calma, foco e estabilidade emocional.

A serotonina baixa também pode causar mau humor. Além disso, estudos mostram que existe uma relação estreita entre baixos níveis de serotonina e aumento do risco de depressão, ansiedade e insônia.

16 opções naturais de remédio para ansiedade

Geralmente, níveis normais de concentração de serotonina no sangue se encontram de 101 a 283 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.

Muitos médicos prescrevem medicamentos inibidores seletivos da recaptação da serotonina para tratar a depressão. Eles são o tipo mais comumente prescrito de antidepressivo (normalmente comercializado com os nomes de Zoloft e Prozac).

Estimuladores naturais

Imagem editada e redimensionada de Peter Lloyd, disponível no Unsplash

De acordo com estudo publicado pelo Journal of Psychiatry and Neuroscience, existem alguns estimuladores naturais capazes de aumentar os níveis de serotonina, que podem ser:

  • Exposição à luz: a luz do sol ou a terapia da luz são remédios geralmente recomendados para o tratamento da depressão sazonal;
  • Exercício físico;
  • Dieta saudável, com uma alimentação rica em alimentos ricos em triptofano (tofu, abacaxi, nozes, entre outros);
  • Meditação.
Luz azul: o que é e como se proteger

Síndrome da Serotonina

Drogas que fazem com que os níveis do neurotransmissor subam e se acumulem rapidamente no organismo podem levar à Síndrome da Serotonina. Esse quadro costuma ocorrer quando a pessoa começa a tomar um novo medicamento ou aumenta sua dosagem. Os sintomas incluem:

  • Tremedeira
  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Confusão
  • Dilatação das pupilas
  • Arrepios
  • Contração muscular
  • Perda da agilidade muscular
  • Rigidez muscular
  • Febre alta
  • Ritmo cardíaco acelerado
  • Pressão alta
  • Convulsão

São necessários exames físicos para fazer o diagnóstico. Os sintomas da Síndrome da serotonina costumam desaparecer em um dia depois da administração do medicamento que bloqueia a serotonina, ou do medicamento que substitui a droga que está causando a doença. Se não tratado, o problema pode ser fatal.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais