O que é oxicoco e seus benefícios

O oxicoco, também chamado de cranberry em inglês, é uma fruta que cresce em arbustos perenes do gênero Vaccinium. Na Inglaterra, o termo cranberry pode se referir à espécie nativa Vaccinium oxycoccos. Já na América do Norte, cranberry pode ser utilizado em referência à espécie Vaccinium macrocarpon.

Embora seja popular por ajudar no combate à infecção urinária, esse não é o seu único benefício. Na verdade, o oxicoco é um fruta pantanosa rica em água e nutrientes que ajudam a melhorar o estado de saúde geral, incluindo problemas no fígado e estômago. Quando amadurecido, o oxicoco cai na água e fica boiando, o que aumenta seu contato com a luz solar e seu valor nutricional.

O oxicoco representa a maior colheita comercial de estados americanos e províncias canadenses, sendo encontrado na forma de suco, molho e fresco. Como acontece com a maioria das frutas, é melhor ingerir o oxicoco em sua versão integral, mas também é possível obter benefícios nutricionais do seu suco.

Benefícios do oxicoco e seu suco

Previne infecções urinárias

O oxicoco contém proantocianidinas, que são compostos que ajudam a prevenir infecções urinárias, impedindo que as bactérias se liguem ao revestimento do trato urinário.

Salsa (Salsinha): quais os benefícios e como usar

Faz bem para o coração

oxicoco também contém fitonutrientes, que proporcionam efeitos anti-inflamatórios. A inflamação desempenha um papel na destruição dos vasos sanguíneos ao longo do tempo. Os vasos danificados atraem a placa causando aterosclerose. Por proteger contra a inflamação, o oxicoco ajuda a prevenir contra doenças cardíacas.

Alimentos que combatem a inflamação

Previne o câncer

Os fitoquímicos presentes no oxicoco são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o organismo dos danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento e também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition descobriu que o oxicoco pode ter um papel na prevenção do câncer através de mudanças na dieta.

Melhora a saúde digestiva

Os mesmos compostos que ajudam a proteger o coração também melhoram a função do sistema digestivo. Eles podem impedir que as bactérias como a Helicobacter pylori (H. pylori) cresçam e se multipliquem no revestimento do estômago e oferecem proteção contra o câncer de cólon.

H. Pylori: o que é e como tratar essa bactéria?

Se for tomar suco de oxicoco, escolha com sabedoria

Quando você está procurando por suco de oxicoco saudável, é importante não cair nas armadilhas dos rótulos. Há uma grande diferença entre o suco de oxicoco e o néctar de oxicoco.

Imagem de Bonbonga em Pixabay

O néctares processados contêm altas quantidades de açúcares adicionados como xarope de milho de alta frutose; e pouquíssimo oxicoco. Faça seu próprio suco de oxicoco ou procure etiquetas que digam “feito com 100% de fruta” ou que liste outros adoçantes naturais, como suco de maçã ou de uva.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais