O que é hipertensão e seus sintomas

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pela pressão medida acima de 14 por 9 (140 milímetros de mercúrio – mmHg – por 90 mmHg) de forma recorrente. Quando essa medida é pontual, não necessariamente é hipertensão, e sim um quadro de pressão alta. A hipertensão não tem cura e, se não tratada pode levar ao desenvolvimentos de problemas muito sérios, como infarto, derrame e comprometimento renal.

Sintomas da hipertensão

A hipertensão é uma doença silenciosa e geralmente os sintomas só começam a aparecer quando a pressão já está muito elevada; dentre esses sintomas estão:

  • Dor de cabeça;
  • Dor na nuca;
  • Enjoos;
  • Tonturas;
  • Visão turva;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar.

Pacientes que já foram diagnosticados com hipertensão e fazem o uso de medicação diária podem apresentar valores de pressão aumentados mesmo sem sentirem nada. Nesse caso, é recomendado consultar um/a cardiologista para reavaliar o tratamento.

Causas

Existem vários fatores que podem causar hipertensão, como:

Como deve ser a alimentação de quem tem hipertensão?

Quem sofre com crises de hipertensão ou tem problemas crônicos de hipertensão deverá seguir estes passos:

Tratamento

Para o tratamento da pressão alta, o paciente deverá procurar uma médica ou médico que receitará remédios para controlar a pressão, devendo consultar a/o cardiologista regularmente (geralmente a cada três ou seis meses, dependendo do quadro). Existem também remédios caseiros para hipertensão que ajudam a manter o problema sob controle.

Praticar atividades físicas e diminuir o sal e a gordura das refeições são outras formas de amenizar os sintomas de pressão alta. Confira uma lista de “Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho” e não descuide do seu tratamento.



Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais