18 opções de óleo essencial para ansiedade

Conhecer um óleo essencial para ansiedade que se adeque à sua rotina e gostos pessoais pode ser uma forma de tornar os seus dias e noites melhores.

12 dicas para ter um bom dia e começar bem

A aromaterapia é a prática de inalar o perfume dos óleos essenciais para melhorar o seu bem-estar. Uma teoria de como eles funcionam é que, ao estimular os receptores do olfato no nariz, eles podem enviar mensagens para o sistema nervoso. Além disso, eles também têm um efeito sutil nos sistemas químicos e energéticos do organismo.

Por esse motivo, a aromaterapia é frequentemente usada como remédio natural para reduzir o estresse e a ansiedade e o estresse. Mas seja diligente em sua prática. Você deve usar apenas óleos naturais de uso terapêutico que não contenham fragrância sintética.

Os óleos essenciais devem ser diluídos com um óleo transportador (óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, óleo de gergelim, entre outros) antes de serem aplicados à pele. Isso reduz o risco de irritação. Para adultos, cada cinco gotas de óleo essencial devem ser diluídas em uma colher de sopa de óleo transportador.

O uso dos óleos essenciais em crianças deve estar sob supervisão médica. Para as crianças, a mistura é muito mais diluída, com uma proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo transportador.

Quais as diferenças entre óleos vegetais e óleos essenciais?

Os óleos essenciais nunca devem ser ingeridos. Não há pesquisas suficientes sobre a segurança da ingestão de qualquer óleo essencial. Cada óleo essencial é muito diferente e alguns são tóxicos. Por isso as medidas de diluição e modos de uso podem variar.

Para animais, alguns óleo essenciais são extremamente tóxicos, como o óleo essencial de ylang-ylang, então tome bastante cuidado com o local da casa que você colocará o difusor.

18 tipos de óleo essencial para ansiedade

1. Valeriana

A valeriana é uma erva usada desde os tempos antigos. Pensa-se que ela contém compostos que promovem o sono e acalmam, podendo ter um efeito sedativo leve.

Como usar o óleo essencial de valeriana para a ansiedade: Adicione algumas gotas a um difusor de aromaterapia e inspire. Ele vai promover o relaxamento e o sono.

Saiba mais sobre a valeriana na matéria: “Valeriana: para que serve, indicação e efeitos colaterais“.

2. Jatamansi

O óleo essencial de jatamansi é da mesma família que a valeriana. É usado na medicina ayurvédica para acalmar a mente e promover o sono. De acordo com um estudo, o jatamansi pode aliviar a depressão, diminuindo os neurotransmissores GABA e os receptores da MAO no cérebro.

Insônia: o que é como se livrar dela?

Como usar óleo essencial de jatamansi para ansiedade: Massageie-o diluído em óleo carreador nas têmporas ou na testa.

3. Lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados na aromaterapia. Segundo uma pesquisa de 2012, o óleo essencial de lavanda pode ser usado para ansiedade, pois acalma afetando o sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.

Como usar o óleo essencial de lavanda para ansiedade: Desfrute de um banho relaxante combinando várias gotas de óleo essencial de lavanda com uma colher de chá de óleo transportador, passe no corpo e entre no banho quente para que o calor aumente a absorção dos poros.

11 benefícios do lemongrass e seu óleo essencial

4. Jasmim

O óleo essencial de jasmim tem um delicioso perfume floral. De acordo com um estudo de 2013, inspirar óleo essencial de jasmim pode promover uma sensação de bem-estar aliviando a ansiedade. Ao contrário de alguns outros óleos essenciais usados ​​para ansiedade, acredita-se que o óleo de jasmim acalma o sistema nervoso sem causar sonolência.

Como usar o óleo essencial de jasmim para ansiedade: Inale o óleo de jasmim diretamente da garrafa ou permita que o perfume encha a sala através de um difusor.

5. Manjericão-santo

O manjericão-santo, também chamado tulsi, não é o manjericão que você usa ao fazer o molho basílico. Mas é da mesma família. Ele contém eugenol, um composto que lhe confere um aroma picante. De acordo com uma pesquisa, o manjericão-santo é uma erva que se mostrou promissora no tratamento do estresse físico e mental.

Como usar o óleo essencial de manjericão-santo para ansiedade: Adicione algumas gotas a um difusor de aromaterapia e inspire enquanto o óleo é disperso por todo o ambiente.

Manjericão: para que serve e como plantar

6. Manjericão-doce

O óleo essencial de manjericão-doce também acalma a mente e alivia o estresse, sendo um ótimo óleo essencial para ansiedade. De acordo com um estudo, os compostos fenólicos presentes no óleo essencial de manjericão podem ser utilizados para aliviar a ansiedade. Verificou-se que esses compostos são menos sedativos que o diazepam, um medicamento farmacêutico usado para tratar a ansiedade.

Como usar o óleo essencial de manjericão-doce para ansiedade: Adicione várias gotas a um difusor de ambiente e inspire.

Chá de manjericão: receitas e seus benefícios

7. Bergamota

O óleo essencial de bergamota tem um aroma cítrico revigorante. De acordo com um estudo, a bergamota ajuda a aliviar a ansiedade e melhorar o humor. Mas quando usada topicamente, a bergamota pode aumentar a sensibilidade ao sol.

Como usar o óleo essencial de bergamota para ansiedade: Coloque algumas botas em uma bola de algodão ou lenço. Inspire o aroma duas a três vezes.

As melhores ervas em forma de óleo essencial para dormir

8. Camomila

A camomila é conhecida por suas propriedades relaxantes e sedativas. Não há muita pesquisa sobre o uso do óleo essencial de camomila para ansiedade. Mas uma pesquisa mostrou que os suplementos de camomila podem beneficiar pessoas com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderado.

Como usar: Massageie o óleo essencial de camomila diluído em óleo carreador na pele.

9. Rosa

Imagem de Freepik

O óleo essencial de rosa é extraído das pétalas das rosas e tem um perfume floral encantador, sendo conhecido por relaxar os sentidos. De acordo com estudo, fazer um escada pés usando óleo essencial de rosas pode reduzir a ansiedade em mulheres grávidas durante o trabalho de parto.

Como usar o óleo essencial de rosa para ansiedade: Mergulhe os pés em uma bacia com água morna e 15 gotas de óleo essencial de rosa. Você também pode diluir o óleo essencial de rosa em um óleo carreador e massagear o corpo.

10. Vetiver

O óleo essencial de vetiver pode ser menos conhecido que outros óleos essenciais, mas não é menos eficaz. Ele é proveniente de uma gramínea nativa da Índia e tem um aroma doce e terroso, sendo usado como um afrodisíaco.

De acordo com um estudo, o óleo essencial de vetiver é usado na aromaterapia para relaxar, com propriedade anti-ansiedade semelhantes ao diazepam.

Como usar o óleo essencial de vetiver para ansiedade: Desfrute de uma massagem relaxante com óleo de vetiver diluído ou adicione-o a um difusor.

11. Ylang-ylang

O óleo essencial de ylang-ylang tem um aroma floral, sendo usado na aromaterapia para promover o relaxamento. De acordo com um estudo realizado com enfermeiros, a inalação de uma mistura de óleo essencial de ylang-ylang, lavanda e bergamota reduziu os níveis de estresse e ansiedade, pressão arterial, frequência cardíaca e cortisol sérico.

Como usar o óleo essencial de ylang-ylang para ansiedade: Aplique diluído na pele, adicione a um difusor de ambiente ou inspire diretamente.

O que é óleo essencial de ylang ylang?

12. Olíbano

O óleo essencial de olíbano é feito a partir da resina da árvore Boswellia. Ele tem um aroma doce que ajuda a aliviar a ansiedade. De acordo com um estudo, uma massagem nas mãos com usando uma mistura de óleo essencial de olíbano, lavanda e bergamota melhorou a ansiedade, a depressão e a dor em pessoas com câncer terminal.

Como usar o óleo essencial de olíbano para ansiedade: Massageie o óleo essencial diluído em óleo carreador nas mãos ou nos pés. Você também pode adicioná-lo a um difusor.

Para que serve o óleo essencial de olíbano

13. Sálvia-esclareia

A sálvia tem um aroma refrescante e amadeirado. O seu óleo essencial tem propriedades calmantes e é usado frequentemente como um afrodisíaco.

De acordo com uma revisão sistemática, a sálvia-esclareia pode aliviar a tensão e ajudar a controlar os níveis de cortisol nas mulheres. O cortisol é conhecido como hormônio do estresse. Níveis altos de cortisol podem aumentar o risco de ansiedade e depressão.

Como usar o óleo essencial de sálvia-esclareia para ansiedade: Inale-o diretamente quando estiver sentido ansiedade ou massageie-o na pele diluído em óleo carreador.

Sálvia: para que serve, tipos e benefícios

14. Patchouli

O óleo essencial de patchouli é usado na medicina ayurvédica para aliviar a ansiedade, o estresse e a depressão. Muitas vezes é combinado com outros óleos essenciais para ansiedade, como o de lavanda. Ele promove a calma e o relaxamento, embora não existam muitos estudos a respeito.

Como usar: Para aliviar a ansiedade, inspire diretamente o óleo essencial de patchouli ou adicione-o diluído a um banho quente ou a um difusor do ambiente.

Patchouli: para que serve e benefícios

15. Gerânio

O óleo essencial de gerânio tem um perfume levemente doce. De acordo com um estudo realizados com mulheres na primeira etapa do trabalho de parto, a inalação de óleo essencial de gerânio reduziu efetivamente a ansiedade durante o trabalho de parto. Também pode ajudar a diminuir a pressão arterial diastólica.

Como usar o óleo essencial de gerânio para ansiedade: Aplique algumas gotas em uma bola de algodão e flutue sob o nariz algumas vezes.

Óleo essencial de gerânio: o que é e benefícios

16. Erva-cidreira

A erva-cidreira tem um aroma fresco adocicado. Ela é usada na aromaterapia pelos seus efeitos calmante e restaurador. A maioria dos relatos de sucesso na inalação de erva-cidreira para ansiedade é de propriedade do conhecimento popular.

Mas de acordo com um estudo de 2011, tomar cápsulas de erva-cidreira pode ajudar pessoas com transtornos de ansiedade leves a moderados. Além de melhorar o sono.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais