Chá de amora: para que serve e benefícios

O chá de amora, normalmente feito a partir da folha de amora, é uma bebida natural rica em vitaminas e minerais. Dentre seus benefícios para a saúde, o chá é muito utilizado para tratar desconfortos e doenças como sintomas de resfriado, diabetes, problemas nos vasos sanguíneos, entre outras.

Chá de folha de amora

Foto de Amanda Hortiz na Unsplash

O chá de folha de amora é proveniente da amoreira, uma árvore indígena oriunda do continente asiático que se espalhou para outras partes do mundo, incluindo o Brasil, cuja espécie nativa é a Rubus sellowii. Existem dez espécies de amora, sendo as mais conhecidas a amora branca e a amora preta.

Os chineses cultivam a amora há mais de 3.000 anos e usam a amoreira para criar bichos-da-seda, fabricar papel, alimentos e usar suas propriedades medicinais. Na medicina tradicional chinesa, a folha de amora também é utilizada para:

  • Desintoxicar o fígado
  • Melhorar a visão
  • Aliviar sintomas de tosse e resfriado
  • Curar tonturas
  • Limpar o sangue
  • Melhorar diarreia
  • Tratar dor de estômago
  • Prevenir envelhecimento precoce da pele

A amora é muito rica em antocianina, uma substância que lhe confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias. E também é um reforço para a memória de curto prazo, prevenção do glaucoma e proteção ao coração.

Antocianinas: o que são e onde estão presentes
Privado: Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Benefícios do chá de amora e para que serve

Foto de David Mao na Unsplash

Previne e trata a diabetes

O chá de amora pode ser utilizado para prevenir e tratar a diabetes. Isso porque ele contém um composto químico, chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ). Esse composto diminui os níveis de açúcar no sangue após as refeições ricas em carboidratos. 

Cientistas japoneses testaram os efeitos dessa substância presente no chá de folha de amora em ratos. Eles concluíram que, após o consumo do extrato de amoreira – antes das refeições ricas em carboidrato – houve diminuição da glicose no sangue.

Controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose) é de vital importância para o tratamento da diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue sobem, o corpo responde produzindo mais insulina. Se a demanda por mais insulina ocorre com muita intensidade e frequência, a função pancreática de produzir insulina pode ficar comprometida. As células se tornam resistentes à insulina na tentativa de facilitar o transporte de glicose por meio das paredes celulares.

O resultado é a resistência à insulina, que, sem controle, leva ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 . Ao impedir que grandes quantidades de açúcar entrem em circulação no sangue, o chá de amora ajuda a prevenir e combater a diabetes.

Melhora os níveis de colesterol

O extrato de folhas de amora pode diminuir o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Essa condição, também é conhecida como aterosclerose, e seu tratamento diminui o colesterol ruim.

Cientistas que fizeram análises em cobaias de humanos e ratos concluíram que a isoquercitrina e a astragalina presentes no chá de amora são as principais substâncias responsáveis pela melhora nos níveis de colesterol. Especialmente quando o consumo está associado a outros hábitos saudáveis de vida.

Hábitos antigos que você deveria colocar em prática hoje

Possui vitaminas e minerais essenciais

Um dos benefícios do chá de folha de amora é que ela é riquíssima em vitaminas, minerais essenciais e radicais livres. O chá de folha de amora possui 25 vezes mais cálcio do que a mesma quantidade de leite de origem animal.

Manter os níveis de cálcio saudáveis contribui para a manutenção da saúde dos ossos. Além de prevenir o câncer de cólon e reduzir o risco de obesidade. Os minerais potássio e manganês presentes na folha de amora contribuem para a manutenção da saúde cerebral e do coração. Por meio da prevenção do acidente vascular cerebral, e controle da pressão arterial, ansiedade, estresse, distúrbios cardíacos e renais.

O chá de folha de amora também é rico em magnésio, um elemento necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo. Ele ajuda a manter o funcionamento muscular e nervoso, auxilia no controle do ritmo cardíaco, contribui para o sistema imunológico, mantém os ossos fortes, regula os níveis de açúcar no sangue, mantém a pressão sanguínea normal e dá suporte para o sistema metabólico e para a síntese de proteínas.

Além disso, o ferro presente no chá de amora contribui para a prevenção de deficiência de ferro e anemia.

Seu cérebro ama magnésio, mas você sabe disso?
Anemia ferropriva: o que é, causas e sintomas
Anemia hemolítica: o que é, sintomas e como tratar
O que é anemia falciforme, sintomas e tratamento

Vitaminas

A vitamina A melhora a imunidade, contribui para a saúde da pele e dos olhos. Assim como previne pedras nos rins, acne, câncer e atua como antioxidante.

Já a B1, também presente no chá de folha de amora, previne doenças cardiovasculares e do sistema nervoso. Ela também contribui para a produção de energia, manutenção da bainha de mielina e função cardíaca. A vitamina B2 encontrada no chá de folha de amora contribui para o alívio dos sintomas da asma. Ela também melhora a atividade da tireoide e do sistema imunológico.

A vitamina C, outro componente do chá de folha de amora, ajuda a tratar os sintomas do resfriado e estimula o sistema imunológico. Além de:

  • Reduzir a hipertensão;
  • Diminuir a toxicidade do chumbo;
  • Contribuir para o tratamento da catarata e do câncer;
  • Combater o derrame;
  • Manter a elasticidade da pele e melhorar as feridas;

Chá de folha de amora emagrece?

O chá de amora inibe naturalmente a absorção de carboidratos. A 1-desoxinojirimicina presente na folha de amora inibe uma enzima no trato intestinal (alfa-glicosidase) envolvida na digestão de carboidratos. Isso significa que os alimentos ricos em carboidratos e amido, como pão, arroz, macarrão e batatas, não se transformam em glicose no corpo. Desse modo, o chá pode ajudar no emagrecimento.

Emagrecer com saúde? Adote esses 20 alimentos

Chá de amora para menopausa e menstruação

O chá da folha de amora também pode ser feito para aliviar sintomas da menopausa. Por exemplo: as ondas de calor, e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas, nas frutas vermelhas.

Chás para menopausa: alívio para os sintomas

Efeitos colaterais

Para quem possui problemas como hipoglicemia (nível de açúcar baixo no sangue), tomar muito chá de amora talvez não seja uma boa ideia. Isso tendo em vista que a folha da amora possui a propriedade de reduzir ainda mais o nível de açúcar sanguíneo.

Pessoas que tomam medicamentos para controlar a diabetes são aconselhadas a evitar beber chá de amora. Afinal, ele pode interagir com a medicação e causar hipoglicemia. Caso queira combinar os efeitos do remédio com os do chá de amora, um médico pode reduzir a quantidade de medicação para diabetes.

Quando as amoreiras foram plantadas em grande número no Paquistão na década de 1960, cientistas que investigaram um pico de reações alérgicas. Eles descobriram que as árvores produziam até 40.000 grãos de pólen por metro cúbico de ar. A quantidade de 1.500 grãos de pólen por metro cúbico é considerada prejudicial.

A seiva também é um agente alérgeno; e o contato com folhas ou caules pode levar à irritação na pele. Interrompa o uso e entre em contato com uma médica ou médico imediatamente, caso desenvolva os seguintes sintomas:

  • Urticária
  • Pulsação acelerada
  • Inchaço
  • Dificuldade para respirar
  • Outros sintomas agudos

Como escolher o chá de amora

Para fazer chá de amora, você pode colher as folhas da amoreira mais próxima de sua casa. Desde que não esteja plantada em terreno contaminado. Se você optar por comprar, é indicado que dê preferência aos orgânicos. Entenda o porquê nas matérias:

Agricultura urbana orgânica: entenda por que é uma boa ideia
O que é agricultura orgânica?

Como preparar o chá de amora

  • Coloque 250 ml de água em fogo alto – desligue o fogo após a fervura.
  • Coloque duas colheres de chá de folha de amora em infusão.
  • Deixe por dez minutos e, pronto, pode consumir.
Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais