Ciclo do oxigênio: entenda como funciona

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que permite a passagem do gás oxigênio (O2) pelos componentes bióticos e abióticos de um ecossistema. Ele está envolvido em processos importantes para os seres vivos e para o meio ambiente, como a fotossíntese e a respiração celular.

O oxigênio é um dos elementos mais abundantes do planeta, constituindo cerca de 21% da atmosfera. Por ser muito reagente, ele também influencia diversos outros ciclos biogeoquímicos, como o ciclo do carbono.

O que são os ciclos do carbono?

Como funciona o ciclo de oxigênio?

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação do oxigênio pelos componentes bióticos e abióticos de um ecossistema, isto é, pelos organismos vivos e pelo meio ambiente. Com isso, ele permite a realização de processos importantes, como a fotossíntese, a respiração celular, e a formação da camada de ozônio.

A fotossíntese é uma das etapas mais importantes do ciclo do oxigênio. Nesse processo de conversão de energia, os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico presente na atmosfera e liberam oxigênio. Por isso, a fotossíntese é responsável por garantir que o oxigênio seja liberado para o meio, tornando-o disponível para ser empregado em outras reações químicas.

O oxigênio pode ser encontrado em três reservatórios do planeta: atmosfera, biosfera e litosfera. Na atmosfera, ele está presente na forma de oxigênio molecular (O2), representando 21% desse envoltório e sendo utilizado por alguns seres vivos no processo de respiração celular. Além de aparecer como oxigênio molecular, esse elemento compõe outros elementos atmosféricos, como o gás carbônico (CO2), o ozônio (O3) e o dióxido de nitrogênio (NO2).

Quais são as etapas do ciclo de oxigênio?

O ciclo do oxigênio apresenta diversas etapas importantes. Entre elas, estão a fotossíntese, a respiração celular, a decomposição, a combustão e a formação da camada de ozônio. A primeira etapa e a mais importante desse ciclo biogeoquímico é a fotossíntese. Nesse processo, os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico para a produção de moléculas orgânicas.

Como resultado, esses organismos liberam oxigênio. Entre os organismos fotossintetizantes, destaca-se o fitoplâncton (grupo de organismos microscópicos fotossintetizantes que vivem flutuando na água doce), responsável pela produção de cerca de 95% do oxigênio presente na atmosfera terrestre.

O oxigênio liberado pelos organismos fotossintetizantes pode ser utilizado em diferentes processos. O primeiro deles é a respiração celular, realizada por grande parte dos organismos vivos. Nesse processo, utiliza-se oxigênio na produção de energia e libera-se gás carbônico. Além do gás carbônico, são liberadas moléculas de água, que possuem oxigênio na composição. Dessa maneira, o oxigênio usado na respiração retorna ao meio ambiente nas formas de gás carbônico e água.

O que é hidrogênio e quais suas características?

O oxigênio produzido pelos organismos fotossintetizantes é utilizado também na decomposição e na combustão. Ao final desses processos, são liberados gás carbônico e água. Além disso, o oxigênio participa da formação da camada de ozônio. Tal camada funciona como uma espécie de filtro, diminuindo a incidência de raios ultravioletas que chega até a superfície terrestre.

A camada de ozônio sofre intensamente com a ação do ser humano, que libera uma grande quantidade de substâncias que reagem com as moléculas de ozônio, destruindo-as. As principais substâncias causadoras desse problema são os gases clorofluorcarbonos (CFCs), que já foram muito usados em sprays e refrigeradores. Além disso, a liberação de gás carbônico, óxidos nítricos e nitrosos impede que esse gás se renove.

Importância do ciclo do oxigênio

Imagem de Chris Abney no Unsplash

O ciclo do oxigênio é fundamental para a sobrevivência dos organismos no nosso planeta, uma vez que esse elemento é utilizado em diferentes processos importantes. Além de proporcionar a ciclagem do oxigênio no meio, o ciclo do oxigênio é importante porque garante a:

  • Realização da respiração celular;
  • Realização da combustão;
  • Formação da camada de ozônio;
  • Realização do processo de decomposição da matéria orgânica.
O que é Demanda Bioquímica de Oxigênio?

Mudanças que afetam o ciclo do oxigênio

Além de já ter sido muito afetado pela emissão de gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera, gerando maior destruição da camada, o ciclo do oxigênio também é altamente prejudicado com as ações humanas. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as atividades que mais liberam gases nocivos na atmosfera, causando desequilíbrio no ciclo do oxigênio. Alterado, esse ciclo coloca em risco a manutenção e a sobrevivência de diversos organismos do nosso planeta.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais