Ciclo das rochas: o que é e como funciona

O ciclo das rochas constitui um modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro. Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre.

Em outras palavras, o ciclo das rochas expressa os diferentes modos de transformação das rochas.

Quais são os três principais tipos de rochas?

As rochas podem ser classificadas, segundo a sua formação, em três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. Há cerca de 3,8 bilhões de anos, a formação da crosta terrestre começou a ocorrer com o resfriamento do magma – matéria incandescente da qual era formada a Terra. Consolidaram-se, assim, as primeiras rochas, chamadas de rochas magmáticas ou rochas ígneas.

Rocha magmática. Imagem em Pxhere

Além da magmática, existem outras rochas que se formam no interior da crosta terrestre. As altas temperaturas e pressão elevada do manto que alimenta as placas tectônicas, assim como os fortes atritos, ou a combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das rochas já formadas. Este processo é chamado de metamorfismo e dá origem às rochas metamórficas.

Rocha metamórfica. Imagem em PxHere

O terceiro tipo de rocha presente na crosta terrestre são as sedimentares. Durante o processo de resfriamento da Terra, gases como nitrogênio, oxigênio e hidrogênio foram liberados e formaram a atmosfera. A partir de então começaram as chuvas, e com elas iniciou-se o processo de intemperismo ou decomposição química das rochas.

Rocha sedimentar. Imagem em PxHere

O intemperismo propiciou a formação dos solos, que passaram a ser erodidos pela chuva e pelo vento. Ao longo de milhares de anos, as partículas de rocha e solo foram transportadas e depositadas em depressões, formando grandes depósitos sedimentares. Em muitas dessas depressões formaram-se posteriormente lagos e oceanos, que desencadearam transformações físicas e químicas nos sedimentos e ajudaram para a formação das rochas rochas sedimentares.

Por que o ciclo das rochas é importante?

Assim, após aprender como cada tipo de rocha surge, basta relacionar suas origens às suas transformações. A única ressalva a ser considerada é a de que as rochas sedimentares precisam ser transformadas em metamórficas antes de virarem magma. Isso acontece porque, ao serem submetidas a elevadas pressões, as rochas sedimentares passam pelo processo de metamorfismo ao invés de derreterem.

Entender o ciclo das rochas é importante para estudar os diferentes tipos de rocha e suas composições. Além disso, ele faz com que seja possível compreender diversos processos e fenômenos que atuam na Terra desde a sua formação até os dias atuais.

Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais