Dicas para quem quer começar a ir de bike para o trabalho

O excesso de população nas cidades, o trânsito engarrafado, a falta de qualidades do transporte público e outros fatores nos levam a procurar alternativas de transporte. A bicicleta é um veículo antigo e está na moda por ser prática, não poluir e ainda proporcionar exercício físico. Se você quer adotar esse meio de locomoção para ir trabalhar, saiba que há modos de amenizar a suadeira. Veja algumas dicas de como começar a ir para o trabalho de bicicleta:

Antes de tudo, adeque sua “bike” de forma correta, com as sinalizações necessárias. Utilize equipamentos e acessórios de segurança e tenha sempre uma pequena bolsinha para transportar alguns materiais de ferramentas necessários caso sua bicicleta precise de algum reparo durante o caminho.

1. Horários e percurso

Faça seu trajeto antes de sair de casa e calcule o tempo para que você não seja prejudicado em seu ambiente de trabalho.

2. Devagar também se chega lá

Faça seu percurso devagar e com atenção e respeite a sinalização; muitas vezes a pressa é inimiga da perfeição e, se você pedalar em ritmo acelerado, chegará em seu trabalho como tivesse saído de uma corrida; se pedalar devagar, chegará como se estivesse caminhando, isso evita a transpiração forte.

3. Bagageiro

Instale um bagageiro na parte de trás da sua bicicleta e prenda de forma segura a mochila nele. O bagageiro é ótimo pra carregar suas coisas pessoais (roupas, acessórios e etc) sem ser um peso a mais que te faça transpirar.

4. Pare algumas vezes

Escolha alguns pontos de paradas em seu percurso; a melhor opção é um local seguro, sem muito tráfego. Dê preferência para locais com sombra e faça isso toda vez que sentir sua transpiração forte. Ao perceber a diminuição do seu ritmo cardíaco, volte a pedalar. Aproveite também para se refrescar.

5. Beba água

Leve água sempre gelada para se refrescar – ela é sempre a melhor forma para aliviar o calor.

6. Banho

Tome banho sempre antes de partir, isso ajudará no combate ao odor e à transpiração.

7. Antitranspirante e desodorante

Atenção! Antitranspirante e desodorante não são a mesmas coisa (clique aqui para saber mais – e procure opções naturais). Leve sempre com você, para que quando você chegar no trabalho seja possível se higienizar.

Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar

8. Axilas limpas

Cheirar mal não é legal para quem está suando e nem para quem sente, por isso, leve no bagageiro também uma toalha úmida (pode ser de papel) ou lenço umedecido. Aplique-os primeiro e, depois de seco, use o desodorante.

9. Toalhas

Leve uma toalha de rosto para se secar após lavar rosto, cabelo e axilas; e outra para limpar o resto do corpo – úmida, de preferência.

10. Área genital

Você poderá usar a toalha ou o lenço umedecido para limpar essas regiões.

11. Perfumes

É sempre bom ter o perfume, mas não exagere na dose – isso poderá deixar você com um odor tão desagradável quanto o do suor.

12. Roupas

Se isso for possível no seu trabalho, não esqueça de levar roupa para se trocar após andar de bike – leve o seu vestuário (isso inclui peças intimas e meias). Vista apenas depois de fazer todo o procedimento de limpeza.

13. E roupas sociais?

Camisas sociais amassam com facilidade. Você tem a opção de comprar uma pasta grande e funda (aquelas usadas em escritórios para guardar documentos), colocar sua camisa dentro da pasta e depois no bagageiro. Se você preferir, ainda pode reutilizar pedaços de papelão fino ou papel cartão para dobrar sua camisa. Calça social poderá ir dobrada junto com a camisa dentro da pasta. O paletó pode ser deixado na empresa.

14. Roupas leves

Dê preferência a roupas curtas (bermudas ou shorts leves) na hora de pedalar. A calça pode se sujar e enroscar se obtiver contato com a corrente.

Pronto! Agora é só criar coragem e começar! Veja mais algumas dicas para se exercitar em grandes centros urbanos.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais