KeepCup, o copo de café reutilizável

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Um copo de café completamente reciclável, reutilizável, personalizável e durável. Parece impossível? Pois saiba que essa ideia já existe e está materializada. Trata-se do KeepCup, que promete unir sustentabilidade a um design inovador. Ele foi concebido em 2009, pelos irmãos australianos Jamie e Abigail Forsyth, como uma solução para os problemas dos resíduos causados devido ao grande número de copos de plástico descartados pelo mundo.

Apesar de serem mais práticos, os copinhos descartáveis, independentemente dos materiais utilizados (plástico, papel ou isopor), trazem muitos problemas, tanto em termos ambientais, quanto em questões de saúde. Muitos pensam que eles trariam vantagem ecológica, já que não gastariam água para serem lavados, mas isso não procede quando se analisa todo ciclo de vida do produto (para saber mais sobre a questão: “Copo descartável: impactos e alternativas“).

O design estiloso do KeepCup tem funcionalidade semelhante ao do tradicional copo descartável usado em vários países, mas com muitas vantagens. O produto é capaz de manter um conteúdo quente por pelo menos meia hora. O resultado é um design leve, fácil de usar, resistente e atóxico, ou seja, não libera bisfenol-A (BPA) ou estireno, substâncias danosas à saúde humana, como comentamos aquiaqui, respectivamente.

A facilidade é percebida no seu uso e na manutenção do copo, já que o KeepCup pode ser usado no micro-ondas, na lava-louças e é compatível com a maioria dos porta-copos de carro e bicicleta. E para reciclá-lo, basta desmontá-lo e colocá-lo na lixeira destinada aos plásticos.

Sustentável

De acordo com seu fabricante, se considerarmos o impacto de uma unidade do KeepCup e fizermos a comparação com um copo plástico descartável comum, a inovação promove uma redução de 36% a 47% na emissão de gases que podem ser causadores do efeito estufa, uma redução de 64% a 85% no uso da água para sua fabricação, e uma redução de 91% a 92% de resíduos levados a aterros sanitários (já que o produto pode ser reutilizado muitas vezes).

Foi feita uma análise de ciclo de vida do KeepCup em comparação aos descartáveis. Os KeepCups utilizam metade do carbono, um terço do uso da água e metade da energia, comparado com os descartáveis e tendem a diminuir ainda mais durante o tempo de vida do produto.

O KeepCup tem um gasto enérgico consciente e foi criado levando em conta a soma total de energia necessária para todo o ciclo de vida de um produto, o que inclui extração da matéria-prima, transporte, manufatura, montagem, instalação, desmontagem, desconstrução ou decomposição.

Desde o seu lançamento, os fabricantes afirmam que 800 mil árvores foram preservadas, 26 mil toneladas de resíduos foram evitados e cerca de dois bilhões de copos deixaram de ir para aterros sanitários. 

Ficou interessado? Clique aqui e veja como adquirir o produto.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais