O que fazer com óleo de fritura?

Pastéizinhos, hambúrguer, batata-frita e um belo refrigerante: combinação preferida de qualquer criança (e nós adultos também)! Mas depois de uma tarde tão calórica, jogar o óleo de fritura usado na pia da cozinha aumentará ainda mais a sua lista de pecados! Um litro de óleo doméstico que vai pelo ralo pode entupir os canos da sua casa e ainda danificar muito o ecossistema, contaminando de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade consumida por um ser humano em 14 anos de uso. Além disso, o descarte na pia pode atrair para o esgoto animais como ratos, insetos e baratas.

Se ele for jogado no lixo comum, provavelmente irá parar em lixões ou terrenos baldios. Nos lixões, ele se infiltrará no solo e poderá contaminar os lençóis freáticos, e nos terrenos baldios, poderá causar uma maior liberação de gases de efeito estufa, como o metano, o que significa contribuir ainda mais para o aquecimento global, sem mencionar o odor horrível que será emitido! Infelizmente, estima-se que somente 1% do óleo de cozinha usado em todo o mundo seja reciclado. Que tal reutilizar esse inimigo dos canos, tubos e meio ambiente na sua casa?

Faça sabão caseiro com óleo usado

O óleo de cozinha pode ser reutilizado por você e ainda trazer economia na hora das compras. Existem diversas receitas de sabão caseiro feito a partir de óleo usado, mas o eCycle te mostra o melhor método de produção caseira, veja como na matéria “Como fazer sabão caseiro sustentável“.

Ou veja a receita caseira para fazer sabão líquido também com óleo de cozinha usado, ele pode ser utilizado como lava-roupas e como detergente, saiba como fazer na matéria “Como fazer sabão líquido sustentável“.

Reciclagem é simples!

A reciclagem do óleo de fritura é mais comum do que você imagina. Ele pode ser reaproveitado na sua própria casa (para fazer sabão, por exemplo), ou por outras pessoas (já existem sites que cadastram compradores de óleo de cozinha). Após o seu uso, espere esfriar e despeje-o num vasilhame bem fechado. Ou faça você mesmo o sabão ou leve-o ao posto de reciclagem mais próximo da sua casa! De lá, ele será encaminhado para locais especializados, que poderão transformá-lo em ração animal, detergente, cosméticos, tintas, biodiesel, massa de vidro e etc. A eCycle te ajuda a encontrar o ponto de descarte adequado! Confira aqui os pontos de coleta mais próximos a você e lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais