Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa

Comer feijão é hábito comum para os brasileiros – alimento contém proteína

Os feijões são uma boa fonte de proteína e estão presentes no almoço da maior parte dos brasileiros. Se esses grãos também fizessem parte do cardápio dos estadunidenses, substituindo a carne bovina, o país reduziria significativamente suas emissões de gases de efeito estufa, de acordo com uma pesquisa envolvendo universidades dos país, informa a Loma Linda University Health.

A equipe liderada por Helen Harwatt, da Loma Linda University Health, chegou à conclusão de que, se os estadunidenses trocassem carne por feijão, os EUA “alcançariam imediatamente cerca de 50% a 75% de seus objetivos de redução de gases de efeito estufa para o ano 2020”.

A carne é um alimento com imensas pegadas hídrica e de carbono. Existem as necessidades de um terreno para pasto, de alimentação, de água… Sem contar a flatulência do gado, o transporte feito em caminhões movidos por diesel, entre outros (veja mais em “Criação intensiva de animais para consumo de carne tem impactos no meio ambiente e na saúde do consumidor“). A produção de feijão, por outro lado, gera cerca de 1/40 de gases-estufa da criação de gado. O estudo também sugere que, com essa situação ideal, os EUA poderiam atingir mais da metade de seus objetivos de redução de gases de efeito estufa “sem impor novos padrões de automóveis ou fabricação”.

Os pesquisadores também descobriram que “a substituição da carne bovina por feijões liberaria 42% das pastagens dos EUA atualmente em cultivo – um total de 1,65 milhão de quilômetros quadrados ou mais de 400 milhões de hectares quadrados, que é aproximadamente 1,6 vez maior que o estado da Califórnia”.

Muito longe do real, mas dados são importantes

Convenhamos que é impossível que um país que é grande consumidor de carne substitua o alimento imediatamente por feijão. No entanto, essas informações são importantes para informar pessoas de todas as partes do mundo (e fazê-las refletirem sobre seus hábitos alimentares) acerca da importância da dieta vegetariana não só para evitar a exploração animal, mas também para reduzir emissões. Que tal começar tentando se tornar vegetariano nos dias úteis da semana? Aprender receitas saborosas também é uma ótima pedida… E o feijão permite várias opções deliciosas.

Confira uma receita de hambúrguer de feijão, do canal Presunto Vegetariano.



Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais