Neem: benefícios da raiz às folhas

Neem (ou nim), é conhecida cientificamente como Azadirachta indica, é uma planta originária do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano. Ela é uma árvore de clima tropical, que pode ser cultivada em regiões quentes e solos bem drenados. Resistente à seca, tem crescimento rápido, copa densa e pode alcançar até 20 metros de altura.

Além disso, tem a capacidade de suportar condições extremas de calor e poluição da água, melhora a fertilidade do solo e reabilita terras degradadas. Por suas propriedades, essa árvore desempenha um papel importante no controle da erosão do solo, da salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.

Neem reduz danos ambientais

Poluição, extinção de animais, esgotamento dos recursos naturais, catástrofes climáticas e efeito estufa são alguns dos problemas que a humanidade vem enfrentando por conta de sua irresponsabilidade perante o meio ambiente.

Com isso, a busca por recursos naturais que sejam renováveis e menos impactantes tem sido uma prática incessante. Uma das mais surpreendentes descobertas é o neem. Ele tem potencial para amenizar danos ambientais e sanitários em âmbito global. Assim, pode ser usado de várias maneiras em diferentes tipos de produtos.

Atualmente, existem grandes plantações de neem na Nicarágua, Cuba, El Salvador, Chile, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana e até na Alemanha e nos Estados Unidos. No Brasil, a planta foi introduzida por Belmiro Pereira das Neves, em 1993, na luta contra o uso de agrotóxicos.

Segundo o especialista, o neem pode ser usado não só na produção de pesticidas, mas também na agricultura familiar. Isso porque a árvore produz sombra e frutos. Ele destaca ainda que o neem também está sendo cultivado em áreas que sofreram processo de desertificação e em projetos de reflorestamento.

A árvore tem muitos benefícios: sua madeira, prima do mogno, é resistente. Sua semente, casca e folhas podem ser utilizadas na fabricação de utensílios, pesticidas, repelentes, fármacos (de função terapêutica) e cosméticos. Outra vantagem é que sua cultura é considerada de baixo custo.

Quais são os benefícios do neem?

Foto: Por Tatters, sob CC BY 2.0, em Flickr

Medicinal

O neem é considerado eficiente na cura e prevenção de várias doenças, segundo artigo publicado pelo departamento de bioquímica da Universidade Estadual de Maringá e as literaturas a respeito dos efeitos farmacológicos e médicos observados no corpo humano pelos extratos das várias partes da planta.

As folhas de neem, solúveis em água, possuem atividades antissépticas, curativas, antiúlcera, anti-inflamatória e hipolipidêmica. Elas agem no controle dos níveis de colesterol, e são hepatoprotetoras. Tal estudo aponta que os extratos das folhas de neem, aplicados no creme dental, reduzem a placa bacteriana. Além disso, acredita-se que ela têm bons efeitos no tratamento de gengivites e periodontites.

Sobre os efeitos do extrato da casca de neem, foram observadas ações gastroprotetoras e inibição da ulceração gástrica. Além disso, alguns estudos apontam o extrato da casca de neem como um forte aliado no tratamento de diabetes. O óleo de neem é, por sua vez, um óleo vegetal que tem demonstrado efeitos anti-infertilidade. Nesse contexto, ele é usado como espermicida e com atividade antimicrobiana significativa contra patógenos sexualmente transmissíveis.

Os extratos das folhas e sementes de neem também funcionam como repelente natural no uso doméstico. Assim, ele auxilia no combate à malária e dengue. Eles também podem afetar o desenvolvimento do protozoário Trypanosoma cruzi, parasita vetor da Doença de Chagas.

Indústria de cosméticos

Os benefícios do neem na cosmética vem através de seu óleo. Ele pode ser utilizado principalmente para a fabricação de sabonetes, xampu, óleo para os cabelos, tônico capilar e óleo fortalecedor para as unhas.

Óleo de neem: para que serve e como usar

Agropecuária

A pasta de neem tem sido empregada, na Índia, nas culturas de arroz e cana-de-açúcar desde 1930. Esse uso visa o combate à Diatraea saccharalis, considerada uma das principais pragas da cana-de-açúcar e contra o cupim.

O neem e seus derivados chegam a afetar mais de 400 espécies de insetos, pertencentes às ordens Coleoptera, Deptera, Heteroptera, Homoptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Orthoptera, Thysanoptera, Neuroptera, alguns aracnídeos e alguns fungos.

Popularmente pode-se dizer que o uso do neem atua contra pernilongo, piolho, pulga e carrapatos. A torta (confira o significado mais abaixo) do neem tem uso variado, como fertilizantes, pesticidas naturais e na produção da ração animal – ela tem função vermífuga.

Benefícios sociais

Por sua alta resistência, a árvore de neem se adapta facilmente a diversas situações. Ela produz muitos frutos e suas folhas são vastamente utilizadas para extração de compostos e aplicáveis a diversos setores, como o farmacêutico, industrial e químico.

Em razão de suas várias possibilidades de uso, destaca-se a relevância da árvore neem na zona rural. Isso porque seu cultivo ajuda na geração de emprego e renda ao pequeno agricultor.

Composição química do neem

Após algumas pesquisas iniciais, em 1963 um cientista indiano examinou a fundo a química dos princípios ativos do neem. Por meio de uma pesquisa com gafanhotos, ele descobriu um agente inibidor do impulso de ingerir alimentos. Desde então, as pesquisas acerca desse tema se intensificaram.

Vários compostos foram isolados e caracterizados. A maioria deles eram de biogenética semelhante aos liminóides (azadiractina, meliantriol, salanin etc), princípios amargos encontrados também em outras espécies botânicas.

De acordo com os dados divulgados pela organização Neem Foundation, as folhas novas da árvore de neem possuem propriedades curativas para feridas e sarna. Isso porque produzem flavonoides, que contêm propriedades antibacterianas e antifúngicas, e nimbosterol.

Os liminoides, como aponta a mesma organização, afetam a fecundidade em moscas domésticas e podem causar desordem hormonal nos insetos. Veja, a seguir, as principais propriedades químicas das partes do neem.

Folhas

Possuem muitos componentes, incluindo proteínas (7,1%), hidratos de carbono (22,9%), minerais, cálcio, fósforo, vitamina C, caroteno e aminoácidos, como o ácido glutâmico, tirosina, alanina, ácido aspártico, glutamina, cistina e também ácidos graxos.

Flores

Contêm nimbosterol e flavonóides e também produzem material ceroso e ácidos graxos, como beênico (0,7%), araquídico (0,7%), esteárico (8,2%), palmítico (13,6%), oleico (6,5%) e linoleico (8,0%).

Pólen

Contém vários aminoácidos, como o ácido glutâmico, tirosina, arginina, metionina, fenilalanina, isoleucina e ácido aminocapróico.

Casca

Contém taninos – polifenóis que protegem as plantas de ataques de animais herbívoros ou de microrganismos patogênicos – (12-16%) e não-tanino (8-11%).

Também possui polissacarídeos anti-inflamatórios, constituídos por glicose, frutose e arabinose. Produz ainda um polissacarídeo antitumoral e vários polissacarídeos. O cerne da casca de neem contém cálcio, potássio e sais de ferro.

Madeira

Contém celulose, hemicelulose (14%) e lenhina (14,63%).

Seiva

Contém açúcares livres (glucose, frutose, manose e xilose), aminoácidos (alanina, ácido aminobutírico, arginina, asparagina, ácido aspártico, glicina, norvalina, pralina, etc) e ácidos orgânicos (ácido cítrico, malônico, succínico e fumárico). A seiva do neem também é útil no tratamento de fraqueza e de doenças de pele.

Semente

Possuem elevado teor de lipídios e um grande número de princípios amargos em quantidades consideráveis. O principal elemento descoberto até agora nas sementes de neem é a azadiractina, que é um princípio amargo e mostrou, em estudos, eficácia no combate a 200 espécies de insetos.

Torta

Material restante após a extração do óleo do miolo das sementes de neem, a torta é usada como adubo orgânico e contém muitos nutrientes para as plantas, como nitrogênio (2-3%), fósforo (1%) e potássio (1,4%). Apresenta também ácido tânico (1-1,5%) e tem o maior teor de enxofre, de 1,07-1,36% a mais, que as tortas do petróleo.

A educação a respeito dos efeitos terapêuticos e benefícios do neem ainda se mostra incipiente. Mas agora que você já conhece a planta e sabe para que serve, que tal adotar o uso de produtos derivados da espécie, como sabonetes, óleos essenciais, repelentes ou extratos? Espalhe essa ideia e pratique o consumo consciente ao reduzir o uso de químicos sintéticos nocivos, seus impactos sobre a saúde e o meio ambiente.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais