O que é argila e para que serve?

A argila é um mineral de rochas sedimentares composto de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades. Os vários tipos de argila são originados a partir de um conjunto de processos físicos e químicos que modificam as rochas e alteram sua forma física e composição química. É por meio dessas alterações que ela é formada.

Com ampla aplicação industrial, a argila é usada principalmente na fabricação de revestimentos cerâmicos, louças, utensílios domésticos e de decoração, mas seu uso vem se ampliando cada vez mais para tratamentos estéticos e medicinais, sendo descobertos a cada dia novos benefícios do mineral.

A argila é um dos medicamentos mais antigos conhecido pela humanidade. O filósofo Aristóteles já se referia ao mineral como um recurso que conserva e trata a saúde. Hipócrates, médico grego considerado o pai da medicina, utilizava e ensinava a seus discípulos sobre seu uso medicinal. No antigo Egito, por sua vez, a argila era usada na mumificação e conservação de manuscritos.

Existem outros diversos locais onde a argila pode ser usada, porém, o seu uso cosmético é o mais popularizado. Máscaras faciais de argila, por exemplo, são utilizadas frequentemente por conta de seus benefícios para a pele — alguns tipos do mineral possuem ações que promovem a circulação sanguínea e também podem retardar o envelhecimento precoce estimulando a produção de colágeno. 

A máscara de argila também é acessível e pode ser feita em casa! É só misturar o tipo de sua preferência com água mineral, criando uma pasta que pode ser aplicada na pele ou no cabelo.

Cuidados com a pele
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Como a argila se forma?

O processo de formação da argila acontece em duas fases: desintegração e decomposição da rocha. Na desintegração, a rocha rompe-se em fendas devido à ação de agentes como água, temperatura, pressão e vento, progredindo para partículas de tamanhos menores, sem haver mudança na sua composição. Já na decomposição, ocorre a modificação mineralógica das rochas devido a ação da água e por conta dos efeitos químicos resultantes do apodrecimento de vegetais e animais.

Elas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. Normalmente, a desintegração e a decomposição atuam juntas, uma vez que a ruptura física da rocha permite a circulação da água e de agentes químicos.

Dois tipos de argila são formados: as primárias, que são criadas devido à decomposição das rochas e que permanecem no local onde se originaram, e as secundárias, que são aquelas cujas partículas são levadas pelo vento ou pela corrente de água e depositadas às margens dos rios. Esses locais são conhecidos como depósitos argilosos.

Por serem minerais, elas apresentam componentes muito valiosos em sua composição, que são responsáveis por suas propriedades e pelo uso para fins estéticos e terapêuticos.

O processo de fabricação de argila para estética e saúde deve ser desenvolvido em local limpo e arejado e os equipamentos utilizados devem estar sempre em bom estado de conservação para evitar a contaminação do produto. Primeiramente, ela é coletada da jazida, armazenada e transportada para um secador a fim de eliminar impurezas que possam influenciar sua qualidade. Após a secagem, ela é moída e peneirada para retirada de partículas maiores. O material é colocado em um recipiente limpo e arejado.

Imagem de Carly Jayne em Unsplash

Componentes e benefícios da argila

Para entender melhor as propriedades que as argilas possuem, primeiro é importante conhecer seus componentes. São essas substâncias que conferem tantos benefícios e que fazem dos diversos tipos de argila excelentes aliados nos tratamentos estéticos e na saúde. Os principais argilominerais que podem ser encontrados na sua composição química são:

Alumínio

Atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de Staphylococcus aureus (bactérias que podem provocar doenças que vão desde simples infecções, como espinhas, furúnculos e celulites, até infecções graves, como pneumonia e meningite).

Ferro

Tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Magnésio

Tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e de manter o gel celular, ou seja, ajuda na hidratação e na síntese das fibras do colágeno.

Magnésio: o que é e para que serve?

Manganês

Tem ação específica na biossíntese do colágeno, anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgica.

Silício

Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Na pele, proporciona hidratação, atua contra a flacidez cutânea e reduz as inflamações.

Sódio e potássio

Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.

Tipos de argila

A qualidade, assim como a composição dos tipos de argila, depende muito da região onde são extraídas. A concentração dos minerais presentes na argila é responsável por definir a sua tipologia e tornar esse material repleto de propriedades cosméticas.

Existem vários tipos de argila e cada uma é rica em benefícios e indicada para uma finalidade específica, por isso torna-se muito importante conhecer sua composição antes de usá-las. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que resulta nas suas diversas colorações.

É possível encontrar argila verde, argila vermelha, argila rosa, argila branca, argila preta, argila roxa, argila amarela, argila cinza, cremes e também marrons – cada uma tem uma finalidade específica; a argila verde, por exemplo, é indicada para peles oleosas. Confira os benefícios de cada tipo nas nossas matérias:

Argila amarela: para o que serve?
Argila branca: para que serve e benefícios
Argila verde: para que serve e benefícios

Desse modo, não há um jeito certo de usá-la no rosto. Seu uso depende do tipo de pele e o que você pretende conquistar.

Propriedades da argila

São os sais minerais presentes em sua composição que proporcionam as propriedades terapêuticas da argila. Por possuírem elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como cálcio e ferro, elas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes e servem para muitas aplicações, trazendo benefícios à saúde. Algumas das suas propriedades são:

Absorção

A argila é facilmente absorvida pela pele. Ela adquire plasticidade quando misturada em água, sendo facilmente moldada. A pasta obtida é eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.

Liberação

Tem facilidade para liberar elementos ativos que fazem parte de sua constituição.

Adsorção

Consiste num processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas e partículas microscópicas do meio ambiente com o intuito de deslizarem para o interior da pele; este processo é muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para sua posterior eliminação.

A concentração de determinados minerais na argila lhe confere qualidades especiais que a tornam muito utilizada em tratamentos de beleza para eliminar celulites e gorduras localizadas, desobstruir poros, eliminar toxinas e regular a produção sebácea, além de atuar como desodorizante, anti-reumático e outros efeitos medicinais. Na estética, atua como tonificante corporal e auxilia na drenagem linfática quando aplicada em compressas. Nos cabelos, ela atua como um redutor da oleosidade e é usada na eliminação de impurezas.

Por serem produtos naturais e puros, as argilas não degradam o meio ambiente. Por conta de suas diversas propriedades, o seu uso pode trazer muitos benefícios, não só estéticos, mas também na saúde. Você pode encontrar argilas 100% natural na Loja eCycle.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais