Esfoliante à base de banana suaviza e dá aparência saudável à pele

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

A esfoliação é um tratamento muito importante para a saúde da pele, já que está exposta diariamente a poluição, ventos e raios solares, necessitando de um cuidado especial para remover essas impurezas.

Além de retirar as células mortas e sujidades presentes na pele, muitos outros benefícios são proporcionados pelo procedimento. Porém existe um grave problema relacionado aos produtos e cremes esfoliantes: são as microesferas de polietileno, muitas vezes presentes nesses produtos, que também são conhecidas como microplásticos – elas não se degradam no meio ambiente e prejudicam a vida aquática.

A melhor maneira de evitar o consumo dessas microesferas poluidoras é o uso de esfoliantes naturais que não são poluentes dos oceanos e possuem muitas propriedades benéficas à saúde.

A banana é um alimento muito nutritivo e pode ser usado como esfoliante natural, já que é rica em vitaminas A, B, C, E, sais minerais, potássio, manganês e fósforo, responsáveis pela suas propriedades.

Benefícios

A banana é um excelente hidratante natural! O potássio presente na fruta é responsável por proporcionar hidratação à pele.

A máscara esfoliante à base da farinha de banana também é rica em vitaminas C e B6, que têm importante papel na elasticidade e na integridade da pele e ajudam na remoção de manchas. As substâncias proporcionam o benefício de suavizar, umedecer, acalmar e limpar a pele profundamente.

O manganês é um antioxidante que ajuda a manter a aparência saudável da pele. Ele proporciona toque suave, iluminação natural e brilho. A esfoliação com a farinha de banana pode ser usada em todos os tipo de pele, principalmente naquelas com rugas ou linhas finas de expressão, pois ela combate e protege dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Seu poder rejuvenescedor é tão eficaz que, antigamente, na Pérsia e na Índia, a fruta era conhecida como o “segredo da juventude”.

A vitamina A restaura a umidade perdida e repara a pele, sendo muito eficaz em peles danificadas, secas e sem brilho.

Pode também ter resultados no combate à acne, coceiras na pele, inchaços e psoríase.

Como utilizar

A farinha de banana pode ser misturada com mel de abelha – quando aplicada no rosto, combate rugas de expressão. Pode ser misturada em bases de cremes já prontos, cremes hidratantes ou também em sabonetes líquidos. A farinha de banana também serve como ingrediente para fazer sabão e sabonetes esfoliantes.

A quantidade de pó a ser adicionada depende do tipo de pele e da região a ser aplicada. Para o rosto, deve-se colocar menos quantidade por ser uma região mais sensível, assim como em peles acneicas – deve-se ter cuidado ao usar o esfoliante. Casos extremos de acnes não devem esfoliar a pele sem a orientação médica. No corpo, por ser uma região menos sensível, a mistura deve ser feita com uma maior quantidade de pó.

A aplicação é feita com os dedos, em movimentos suaves e circulares com uma leve pressão enquanto o produto é espalhado pelo rosto. Não esfolie a região dos olhos por ser muito sensível. Lábios podem se beneficiar com esfoliante de banana, porém não aplique pressão nessa região, apenas faça movimentos circulares. Em esfoliações corporais, deve-se aumentar um pouco a pressão.

O esfoliante de banana é ótimo para esfoliar regiões mais grossas, como cotovelos, joelhos e principalmente os pés, pois os hidrata, deixando-os macios e removendo rachaduras e ressecamento.

A máscara natural é uma alternativa para os produtos que contêm microplásticos e também podem possuir substâncias químicas nocivas à saúde, como os parabenos. O esfoliante natural de banana pode ser aplicado em todos os tipos de pele. Lembre-se de hidratar a pele após a esfoliação.

Em vermelhidões, coceiras e psoríase, a farinha pode apresentar bons resultados, mas não deve ser feita a esfoliação nessas regiões. Aplique a pasta feita com mel ou óleos vegetais no local afetado e deixe agir por alguns minutos. Remova com água morna.

Você pode encontrar esfoliante de farinha de banana, óleos vegetais, bases cremes e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle e fazer seu próprio creme esfoliante de acordo com seu gosto. Vale ressaltar que a frequência da esfoliação varia conforme o tipo de pele de cada pessoa.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais