Tosse noturna? Saiba o que mudar e limpar no quarto

A tosse noturna é um reflexo desagradável, principalmente quando já nos encontramos em nosso quarto. É nele que encontramos privacidade e paz para descanso; é onde dormimos e sonhamos, mas o quarto também serve para uma série de outras atividades que podem acabar deixando-o um pouco bagunçado e, pior, sujo.

Isso pode ocasionar estresse, tosse noturna e dificuldade para dormir. Pior ainda se for tosse infantil de um filho. Mas algumas dicas de como limpar o quarto podem ser bem úteis e vão ajudar a acabar com a sua tosse noturna

A tosse é preocupante quando dura por mais de três semanas. Então lembre-se de buscar ajuda médica caso a tosse noturna seja persistente, já que esta pode ser o sintoma de doenças que necessitam de tratamento. A tosse é um sintoma do refluxo gastroesofágico, por exemplo.

Imagem de Towfiqu barbhuiya no Unsplash

Por que a tosse piora à noite?

Se já estamos tendo tosse ao longo do dia, ao tentar dormir, o quadro tende a piorar. Isso acontece porque, com o efeito da gravidade, o corpo na posição horizontal tende a fazer o muco incomodar o pulmão de forma mais intensa. 

Uma das formas de aliviar esse desconforto é buscar dormir numa posição ligeiramente mais inclinada com o auxílio de travesseiros. Mas há outras formas de aliviar a tosse, tanto na hora de dormir, como durante o dia. Veja a seguir:

Ar condicionado

Alguns modos do aparelho de ar condicionado podem fazer o ar do ambiente ficar mais seco, o que pode desencadear alergias respiratórias. Se estiver pensando em adquirir um novo, considere um que possua a função de umidificador de ar, inclusive para evitar o ar seco nas épocas de pouca chuva. Aproveite e beba bastante água para manter a mucosa hidratada e a garganta livre de muco.

Travesseiros

Aposto que você lava com frequência seus lençóis, porém não tem o mesmo cuidado com os travesseiros. Nesse caso, saiba que os travesseiros também são parte muito importantes, pois ficam em nossas camas e temos contato direto com eles. Aprenda a limpá-lo de um modo sustentável. Fazer isso é uma bela maneira de manter as toxinas longe do seu quarto e ajudar a melhorar a tosse noturna.

Cortinas

Essa parte é bem fácil, sendo que o necessário é somente abri-las e deixar os raios solares entrarem. O calor do sol remove naturalmente a umidade do quarto e reduz o risco de proliferação de fungos (uma possível causa da tosse). Ao acordar, abra as cortinas e todo o processo começará. Se possível, coloque seus travesseiros em local em que bate sol também.

Saiba como dormir rápido com 13 dicas

Eletrônicos

Se está tendo dificuldades para conseguir pegar no sono, essa é uma ótima dica para você. Caso esteja usando algum aparelho eletrônico momentos antes de dormir, saiba que isso pode desregular seus hábitos de sono. Expor-se à luz artificial das telas digitais estimula a atividade cerebral, sendo assim, torna-se difícil para você conseguir adormecer. E o cansaço resultante disso pode gerar a sensação de piora da tosse. 

Então, procure deixar a TV fora de seu quarto e limite o uso de seu computador, ou escureça a tela na hora apropriada de dormir. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Luz azul: o que é, benefícios, danos e como lidar“.

Tintas

Pois é, tenha muito cuidado com elas. Alguns tipos de tinta são feitos com VOCs, os compostos orgânicos voláteis, nocivos ao ser humano. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), esses compostos são poluidores de ar e trazem riscos à saúde, podendo causar câncer, danos no fígado e nos rins. Tintas feitas com VOCs podem ter um forte odor que muitas vezes fica por semanas, mesmo depois de estarem secas. Pense bem e cuidadosamente ao utilizá-las dentro de casa, principalmente no seu quarto, pois a tosse pode ser um dos efeitos do contato com essas tintas.

Lavagem nasal

Lavar dentro do nariz ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas, o que ajuda a respirar melhor, além de reduzir alguns tipos de tosse, como os de gripes e resfriados. Aprenda mais lendo “Como fazer lavagem nasal”.

Além dessas dicas, você também pode tentar um remédio caseiro para tosse, ou um chá para tosse caseiro e natural.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais