Dia-a-dia

O que são eletrólitos?

Eletrólitos são partículas essenciais para diversas funções do corpo

 Foto por Josefin em Unsplash

Eletrólitos são partículas que carregam uma carga elétrica positiva ou negativa. Quando o assunto é nutrição, os eletrólitos são minerais essenciais encontrados no sangue, suor e urina.

No organismo, há diferentes eletrólitos, tais como cálcio, magnésio, fosfato, sódio e potássio. Eles fazem parte de processos fisiológicos do corpo, que dependem de uma pequena corrente elétrica para funcionar.

Assim, os eletrólitos interagem entre si e com as células dos tecidos, nervos e músculos e mantêm o organismo em funcionamento.

Sem eles, o corpo pode desenvolver distúrbios eletrolíticos que, se não forem tratados corretamente, são fatais. A boa notícia é que esses minerais são facilmente encontrados em diversos alimentos que vamos listar aqui.

Funções dos eletrólitos

Os eletrólitos são fundamentais para o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo.

A contração muscular precisa do eletrólito de cálcio, que permite que as fibras musculares deslizem juntas e se movam umas sobre as outras quando o músculo encurta e se contrai.

No cérebro, os eletrólitos de sódio se movem através da membrana da célula nervosa e geram impulsos nervosos. E esses impulsos permitem que o cérebro se comunique com as células de todo o corpo.

Além da função muscular e do sistema nervoso, os eletrólitos colaboram em diversas outras funções importantes, como manter o nível de pH do sangue e a hidratação.

O sódio, por exemplo, também ajuda a controlar os fluidos corporais. O cálcio contribui com a coagulação do sangue e com os ossos e dentes. O magnésio, por sua vez, ajuda a manter o ritmo cardíaco e regular os níveis de glicose no sangue.

Distúrbios eletrolíticos

Com a quantidade baixa ou alta de eletrólitos, o corpo pode desenvolver distúrbios eletrolíticos que prejudicam os sistemas vitais e podem causar problemas de saúde.

Os distúrbios geralmente acontecem em momentos em que o corpo perde muito líquido e fluidos corporais, por exemplo, quando há vômito prolongado ou diarreia.

Quando o corpo passa por um distúrbio eletrolítico, é comum aparecer os seguintes sintomas:

Ao notar alguns dos sintomas, o ideal é procurar por um médico para que o distúrbio seja tratado. E a melhor maneira de manter o equilíbrio eletrolítico é com uma dieta balanceada.

Alimentos ricos em eletrólitos

Há vários alimentos que são ricos em eletrólitos. Veja alguns deles:

Além dos alimentos e bebidas naturais, há bebidas com fórmulas enriquecidas para fornecer eletrólitos, são conhecidas como bebidas esportivas.

Normalmente, atletas as utilizam para aumentar os níveis de eletrólitos, antes, durante e depois dos treinos, mantendo, assim, a hidratação e o equilíbrio do corpo.


Fonte: Medical News Today e Healthline (1, 2, 3)


Veja também: