Apresenta:

Alimentar minhocas na composteira: como introduzir os resíduos de forma correta

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Você sabe o modo certo de alimentar minhocas na composteira? Dar muita comida para as minhocas, ou seja, introduzir muitos resíduos, é um erro muito comum entre as pessoas que aderem a este excelente método de reciclagem dos resíduos orgânicos, a compostagem doméstica.

Não é só ir colocando comida sem critério. As minhoquinhas têm preferências: elas comem menos no outono e no inverno e também quando são colocadas em novas caixas digestoras (precisam de período de adaptação). Mas na primavera e no verão, o apetite aumenta.

Minhocas Californianas
Minhocas vermelhas californianas para compostagem de resíduos orgânicos.
A partir de R$67,00
Frete CO2 neutro
Comprar
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Outra dica de como quantificar o alimento a ser dado a elas é observar o quanto de resíduos sobrou desde a última vez que você as alimentou. É sempre bom verificar se o resíduo está sendo bem compostado. Ou seja, se existe um segredo de como alimentar bem as minhocas californianas (especialistas em compostagem), ele passa por uma palavra-chave: moderação.

Para alimentar as minhocas, não é necessário depositar alimentos frescos na composteira, pois elas não têm dentes. As minhocas apenas sugam a matéria orgânica quando ela começa a apodrecer. Então não fique chateado se elas ignorarem sua folha fresca de alface. Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.

As cascas de cenoura são antifúngicas, as de cebola e alho são antibacterianas e antifúngicas, as cascas de frutas cítricas contêm terpenos cítricos, que só podem ser quebrados por um fungo de cor azul-esverdeada (o mesmo presente em queijos camembert e o roquefort.).

Por tudo isso, recomenda-se que as cascas ou pedaços de limão sejam usados em pequenas quantidades na composteira. As minhocas também se alimentam destes fungos, de modo que pequenas quantidades de frutas cítricas não irão prejudicar o processo, mas uma vez que os fungos e bactérias são a principal dieta das minhocas californianas, não sobrecarregue as caixas com cascas de frutas.

Imagem de NotFromUtrecht no Wikimedia sob CC BY-SA 3.0

As cascas de alguns tipos de batatas são boas para alimentar as minhocas, porém não em grandes quantidades. Essas cascas fermentam no sistema, liberando álcool, que pode matar as minhocas ali presentes.

Você já reparou que quando pegamos um punhado de minhocas elas se contorcem na palma de nossas mãos? É por causa do nosso suor, já que elas têm a pele muito sensível. Portanto, evite levar à sua composteira materiais salgados ou avinagrados. Além de irritarem as minhocas, também inibem as bactérias e fungos do sistema de compostagem

Materiais inorgânicos, como plásticos, vidros e metais, não devem ser levados a qualquer tipo de sistema de compostagem. Pedaços de carnes e produtos lácteos em excesso atraem moscas e também devem ser evitados.

O que pode ser colocado na composteira doméstica

Picar ou não picar os alimentos?

O tamanho ideal das partículas a serem compostadas varia entre 1 cm a 5 cm. Uma trituração parcial seria o ideal, pois as partículas muito grandes levam mais tempo para se decomporem. Há pessoas que trituram por completo seus restos de alimentos, a fim de acelerar o processo de decomposição na composteira, mas, desse modo, as partículas tendem a se compactar, impossibilitando o revolvimento e impedindo a oxigenação adequada no sistema, que é de suma importância para a decomposição eficiente dos resíduos orgânicos.

Se ficou interessado e quer saber mais sobre a compostagem acesse a matéria:

O que é compostagem e como fazer?
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais