Abóbora: propriedades, benefícios e como consumir

Abóbora ou jerimum são nomes populares do fruto da aboboreira, fazendo parte das referências às várias espécies de frutos das plantas da família Cucurbitaceae. Tais espécies incluem a melancia, o pepino, o melão e o chuchu.

Essa fruta, muito consumida no Brasil na forma de receitas doces como doce de abóbora, creme, purê e caldo, é muito benéfica para a saúde. A abóbora ajuda na saúde dos olhos, coração, sistema imunológico, entre outros benefícios. Confira:

Abobrinha: conheça seus benefícios e propriedades

Propriedades nutricionais

A abóbora é um alimento incrivelmente nutritivo. Embora suas propriedades possam variar de abóbora para abóbora, em geral, elas possuem grandes quantidades de fibras, propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais, além de poucas calorias.

A abóbora geralmente é redonda e laranja, mas seu tamanho, forma e cor podem variar dependendo do tipo, como a abóbora japonesa e o cabotiá. Sua casca externa, de cor verde escura, é grossa, lisa e nervurada, com interior praticamente oco, se não fosse pela presença de sementes. Há dois principais gêneros de abóbora: abobra e curcubita. A abobra é uma espécie nativa da América do Sul e curcubita é um gênero que inclui vários tipos de abóbora, inclusive a abobrinha.

Curcubita maxima é a espécie mais conhecida do gênero curcubita.

Uma xícara de abóbora cozida fornece:

  • Calorias: 49
  • Carboidratos: 12 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Vitamina K: 49% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Vitamina C: 19% da IDR
  • Potássio: 16% da IDR
  • Cobre, manganês e riboflavina: 11% da IDR
  • Vitamina E: 10% da IDR
  • Ferro: 8% da IDR
  • Folato: 6% da IDR
  • Niacina, ácido pantotênico, vitamina B6 e tiamina: 5% da IDR

Além disso, ela é muito rica em beta-caroteno. Assim, pode ser usada como um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo.

Vitaminas: tipos, necessidades e horários de ingestão

Quais são os benefícios de comer abóbora?

Imagem de Aaron Burden no Unsplash

A maioria dos benefícios para a saúde de uma abóbora vem do seu conteúdo em micronutrientes e do fato de ser uma fruta cheia de fibras e com pouco carboidrato. Embora não existam muitos estudos específicos sobre a o alimento, sabe-se que ele é rico em vários nutrientes que proporcionam benefícios à saúde.

Imunidade

A abóbora fornece uma grande dose de beta-caroteno, que é parcialmente convertido em vitamina A. A vitamina A, por sua vez, pode ajudar o organismo a combater infecções (confira aqui estudos a respeito: 1, 2 e 3). Pesquisas recentes mostraram que a vitamina A é particularmente importante para fortalecer o revestimento intestinal. Isso porque ela torna o órgão mais resistente a infecções. Outros micronutrientes do alimento, como a vitamina C, a vitamina E, o ferro e o folato, também ajudam a aumentar a imunidade.

Saúde ocular

A abóbora é um alimento muito rico em beta-caroteno, vitaminas e minerais que ajudam a retina a absorver a luz e protegem os olhos da degeneração macular relacionada à idade. Um estudo descobriu que pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem retardar sua progressão tomando um suplemento contendo zinco, vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e cobre.

Luz azul: o que é e como se proteger

Pele saudável

Os antioxidantes encontrados nesse alimento (beta-caroteno e vitaminas C e E) são excelentes para a saúde da pele. De fato, esses compostos ajudam a combater os danos causados por radicais livres, que podem comprometer a pele. O betacaroteno, em particular, ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais do sol (confira os estudos a respeito: 1, 2).

Saúde do coração

Consumir frutas e legumes, em geral, faz bem para o coração. Mas a abóbora, em específico, possui fibras, vitamina C e potássio. Eles são benéficos para a saúde cardíaca, ajudando a melhorar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Síndrome metabólica

Ingerir alimentos ricos em beta-caroteno, como a cenoura e a abóbora, pode ajudar a diminuir o risco de síndrome metabólica (confira aqui estudo a respeito: 3). A síndrome metabólica é um conjunto de sintomas associados à gordura abdominal. Ela é caracterizada pela pressão alta, aumento nos níveis de açúcar no sangue e de triglicerídeos – fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

Quais efeitos colaterais da abóbora?

A abóbora é levemente diurética e pode ser um problema para pessoas que tomam certos medicamentos, especialmente o lítio. O consumo excessivo da fruta, pode resultar na dificuldade do organismo em limpar o lítio, o que pode levar a efeitos colaterais.

Remédio natural para diabetes: conheça opções

Qual a melhor maneira de consumir abóbora?

Confira uma receita com abóbora deliciosa e que lhe ajudará a manter a saúde:

Quibebe (Purê de abóbora)

  • 1 kg de abóbora de pescoço
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Descasque e pique a abóbora em vários pedaços;
  2. Faça o mesmo com o alho e pique bem fino;
  3. Leve uma frigideira grande (ou panela) com o azeite e o alho ao fogo médio. Refogue por 1 minuto, só para perfumar;
  4. Junte a abóbora em cubos, tempere com o sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a ficar macia;
  5. Tampe a frigideira e deixe cozinhar, por 5 minutos;
  6. Retire a tampa e mexa por mais alguns minutos;
  7. Amasse a até ficar na consistência de um purê;
  8. Desligue o fogo e sirva o prato.
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais