O perigo dos microplásticos nos esfoliantes

Não há nada melhor do que fazer uma esfoliação no rosto depois de um longo dia estressante. Ela ajuda a remover as células mortas e impurezas, deixando a pele com um aspecto mais limpo, saudável e radiante.

Mas você sabia que alguns desses produtos podem ser muito perigosos e poluentes para o meio ambiente?

90% do plástico dos oceanos vem de apenas 10 rios

Os esfoliantes são compostos por substâncias granulométricas, que são as responsáveis pela esfoliação proporcionada à pele. Mas muitas vezes essas bolinhas coloridas presentes nesses produtos são microesferas de polietileno, e são mais conhecidas como microplásticos – altamente poluentes e que contaminam as águas de mares, rios e lagos.

Os esfoliantes são os principais produtos que contêm microplásticos, mas não são somente eles. Infelizmente, pode-se apontar a presença de microplásticos em cosméticos, pastas de dente, sabonetes para as mãos e para o corpo.

Todas essas bolinhas quase invisíveis vão parar em rios e oceanos depois de utilizadas. E o que acaba ocorrendo? Pequenos crustáceos e peixes se alimentam delas. O problema é que esses microplásticos absorvem pesticidas e metais pesados, que, quando não matam o peixe asfixiado, podem ir parar nas mesas dos consumidores. Pequenos peixes se alimentam dessas microesferas de polietileno; posteriormente, um peixe maior se alimenta do menor que está contaminado, aves se alimentam dos peixes e a contaminação vai se agravando cada vez mais.

As plantas de tratamento de águas residuais não conseguem removê-los da água?

Infelizmente, não! Um estudo realizado por Fendall e Sewell observou que as microesferas são muito pequenas para serem filtradas durante o processo de tratamento da água. Isso significa que elas vão diretamente para o meio ambiente e, uma vez despejadas, dificilmente serão posteriormente retiradas.

Organizações como 5 Gyres Institute vêm trabalhando para advertir e conscientizar a população sobre essa questão. Em 2012, eles coletaram amostras, usando redes especiais de três grandes lagos e encontraram cerca de 600 mil microesferas. As pesquisas continuam para ver o quão contaminada as águas e a vida aquática estão.

Como evitar

Grande parte das marcas mais conhecidas no setor do cosmético convencional possui produtos que contém microesferas. Para identificá-las basta conferir o nome polyethylene ou polypropylene nos rótulos das embalagens.

Existem também aplicativos que identificam os produtos de higiene que contêm microplásticos, facilitando a verificação dos mesmos.

Para as pessoas que não podem viver sem a esfoliação, existem soluções caseiras, como açúcar, sal, café, fubá, que são alternativas mais baratas, menos nocivas e poluentes.

Prefira por utilizar cosméticos naturais e orgânicos que utilizam farelo de arroz, cristais de quartzo, sementes de apricot entre outras opções, no lugar dos microplásticos. As argilas também podem substituir produtos esfoliantes já que possuem as mesmas propriedades.

Veja como fazer seu esfoliante caseiro utilizando somente compostos naturais e não poluentes:

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais