Garrafa de água de plástico: perigos da reutilização

A garrafa de água de plástico pode ser um grande problema ambiental. Isso porque ela é feita a partir do petróleo, uma fonte não renovável, requer energia para sua produção e distribuição, e acaba contaminando o ambiente quando não destinada corretamente para a reciclagem. Ou seja, seus destinos finais acabam sendo lixões, aterros e os mares, com péssimas consequências ambientais. Entenda mais sobre esse tema na matéria:

Prós e contras do plástico no meio ambiente
Cadeia alimentar: entenda como funciona

Pensando assim, já que eu utilizei uma garrafa de água, por que não reabastecê-la e usá-la novamente? Essa não seria uma ótima forma de praticar o consumo consciente, já que pouparia a energia necessária para sua reciclagem e ainda evitaria a poluição por plásticos?

Primeiro, se você pensa assim, parabéns! O mundo precisa de mais pessoas como você (mas não esqueça que o ideal é evitar o hábito de comprar a garrafa – há outras opções, como veremos adiante). Infelizmente o reúso não é uma solução muito boa para o problema, já que a garrafa de plástico não é feita para ser reutilizada – tanto é que até mesmo seus fabricantes recomendam seu descarte após o uso.

Imagem de Jonathan Chng no Unsplash

Um dos principais problemas da reutilização da garrafa de água de plástico é a contaminação bacteriana. Afinal, a garrafa de água é um ambiente úmido, fechado e com grande contato com a boca e as mãos; ou seja, um local perfeito para a proliferação de bactérias.

Um estudo realizado a partir de 75 amostras de água de garrafas de plástico que alunos do ensino básico utilizaram durante meses, sem jamais as lavarem, descobriu que cerca de dois terços das amostras apresentavam níveis bacterianos acima dos padrões recomendados. A quantidade de coliformes fecais (bactérias provenientes das fezes dos mamíferos) foi identificada acima do limite recomendado em dez das 75 amostras estudadas. A garrafa de plástico, se não for lavada, funciona como criadouro perfeito de bactérias, afirma Cathy Ryan, uma das responsáveis pelo estudo.

Ah! Então, sem problemas, basta eu lavar minha garrafa d’água que não tem erro?

Bem, existe outro problema relacionado à garrafa de plástico: os diversos tipo de bisfenol, que são compostos utilizados na produção de plásticos e resinas, sendo encontrados principalmente no plástico fabricado com policarbonato – aquele com o símbolo de reciclagem 7 na embalagem.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos EUA, colocou um grupo de pessoas utilizando garrafa de água de plástico com esse material por uma semana e encontrou um aumento dos níveis de BPA na urina em cerca de 60% do grupo. Outro estudo da Universidade de Cincinnati descobriu que ao lavar a garrafa de plástico com água quente o processo de lixiviação foi acelerado, ou seja, o BPA se desprendia mais facilmente do material plástico.

Ah! Então é só adquirir garrafa de plástico com o selo “livre de BPA”?

Na verdade, recipientes de plástico com o selo “livre de BPA” não são garantia de segurança para a saúde. Além do BPA, existem outros tipos de bisfenol tão ou mais nocivos, porém ainda pouco conhecidos e que não possuem regulação, como é o caso do BPS e do BPF. Saiba mais sobre eles na matéria:

Conheça os tipos de bisfenol e seus riscos

A garrafa de água de plástico com símbolo de reciclagem 1 na embalagem (as PET) também apresentam problemas, pois podem contaminar a água com outras substâncias de desregulação endócrina e químicos estrogênicos que causam problemas hormonais, como foi identificado por um estudo de 2010.

Conheça os tipos de bisfenol e seus riscos
BPA: entenda o que é bisfenol A e seus impactos

Alternativas ao uso de garrafa de água de plástico

No lugar da garrafa de água de plástico, procure utilizar uma garrafa de vidro, de alumínio ou de papel. Esses modelos podem ser reutilizados sem os mesmos riscos da garrafa de plástico.

No caso do alumínio, o uso é controverso. O órgão de Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA), a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a associação Europeia de Alumínio (European Aluminium) alegam que o alumínio não apresenta toxicidade para pessoas saudáveis, já que ele apresenta baixa absorção intestinal – uma pequena parte que é absorvida entra no sistema circulatório, que será posteriormente eliminada via sistema renal. Entretanto, pessoas que apresentam função renal enfraquecida ou insuficiência renal crônica e bebês prematuros acumulam o alumínio em seu organismo, principalmente no tecido ósseo, onde ele faz “trocas” com o cálcio, causando osteodistrofia e no tecido cerebral causando encefalopatia. O FDA classifica os sais de alumínio presentes em comidas e vacinas, como “geralmente reconhecido como seguro (Gras)“. Em algumas vacinas, o FDA considera sais de alumínio como aditivos potencializadores dos efeitos desejados.

Apesar de até hoje não existir uma comprovação direta, há evidências que mostram uma correlação entre a presença de alumínio e diversas alergias, câncer de mama e até o Alzheimer. Estudos mostram que a presença de alumínio é muito maior do que o normal nesses casos (o normal seria não ter alumínio), porém nenhum estudo comprovou que o alumínio está diretamente relacionado com o surgimento dessas doenças, ou se os níveis elevados de alumínio nesses pacientes são uma consequência da doença.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, quando há presença de calor e sal, a transferência de alumínio dos recipientes para os alimentos ou líquidos ultrapassa os limites admissíveis (de acordo com critério do estudo).

Dessa forma, para evitar se contaminar por alumínio, evite usar líquidos quentes e que contenham sal na garrafa. Se mesmo com a alegação pela FDA dizendo que o alumínio é um material de uso seguro para o organismo humano você se sente inseguro com possíveis exposições esse metal, evite-o.

Você pode usar as garrafas de vidro, que não apresentam nocividade quando utilizadas para armazenar bebidas. Além de ajudar o ambiente ao eliminar a necessidade de grandes quantidades de garrafa de plástico, você também estará evitando problemas de saúde. Caso você queira ou realmente precise de uma garrafa de água plástico, as mais recomendadas são as de polipropileno, que geralmente possuem uma aparência branca. Um cuidado necessário com todos os tipos de garrafa é o fato de mantê-las limpas, a fim de minimizar a contaminação bacteriana, lavá-las e permitir que elas sequem antes de seu reúso.

Outra forma de evitar a garrafa de água de plástico é andar sempre com uma caneca de alumínio, copos de papel ou outro material que não seja o plástico na bolsa, e encher de água só na hora da sede em estabelecimentos como bares, restaurantes e shoppings centers – em alguns estados, é obrigatório por lei o fornecimento de água filtrada para consumo imediato, nas quantidades demandadas.

Qual é o melhor tipo de garrafa de água reutilizável?

Descarte corretamente

Quanto à garrafa de plástico já utilizada, procure realizar sua reciclagem de forma correta, mas evite-as ao máximo. Verifique de qual tipo de plástico ela é feita, facilitando assim o seu descarte seletivo. Descubra o ponto de coleta desse material mais próximo de sua casa.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais