Produtos éticos e sustentáveis

A moda verde e sustentável tem cada vez mais evidência entre consumidores sustentáveis. Marcas que confeccionam roupas orgânicas ou do Comércio Justo estão se multiplicando e ganhando espaço no mercado.

Mesmo com essa evolução, peças ecologicamente corretas e de baixo impacto ambiental ainda são difíceis de serem encontradas nas zonas de comércio de grande escala. Muitas lojas já possuem uma ou outra marca que seguem a linha sustentável, mas a maioria das roupas vendidas ainda é de origem desconhecida, o que não garante respeito ao meio ambiente nem aos direitos dos envolvidos em sua produção.

A etiqueta com o “made in”, que é encontrada nas peças, identifica apenas o país onde foram dados os últimos retoques, e não as áreas em que as matérias-primas foram cultivadas e extraídas ou onde o tecido foi confeccionado.

Infelizmente, nem todas as roupas possuem em suas etiquetas os certificados éticos que informam sobre os impactos ambientais ou direitos dos trabalhadores. Por isso, a seguir estão selos de certificação ambiental de confiança, não apenas de roupas, mas de várias áreas, que podemos encontrar no Brasil.

Fair Trade Brasil

O selo certifica que o bem-estar dos trabalhadores rurais e produtores foi levado em conta na hora do cultivo dos produtos. Os fazendeiros e as cooperativas receberam uma remuneração justa pela produção e os trabalhadores também tiveram um pagamento satisfatório pelo processamento e colheita dos produtos, com boas condições de trabalho.

Certificação IBD/IFOAM Accredited

É o certificado de produtos orgânicos que pode ser encontrado em alimentos e cosméticos. Ele garante que foram cultivados e produzidos de forma sustentável, respeitando e protegendo o meio ambiente e os trabalhadores. Certifica também que os produtos estão livres de agentes químicos.

Selo FSC

Imposto pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o selo garante que produtos como papel, madeira e castanhas foram retirados de áreas de reflorestamento ou de mata nativa com manejo controlado.

Ao comprar roupas e produtos certifique-se da existência destes selos.

Retorne ao menu Consuma Consciência!

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais